A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vila do João participa da cerimônia solene de posse do Grêmio Estudantil


A Escola Municipal Professor Josué de Castro e o CIEP Operário Vicente Mariano, integrantes do projeto Bairro Educador Maré, participaram, no dia 06 de junho, da cerimônia solene de posse do Grêmio Estudantil realizada pela 4ª CRE Cultural Municipal do Grêmio Recreativo Esportivo dos Industriários da Penha (GREIP). Ação faz parte do cronograma do processo eleitoral para escolha dos membros da comissão executiva dos Grêmios estudantis, que foi realizada durante os meses de abril e maio nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.


Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes, com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola que permite aos alunos que discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. As 8 chapas foram inscritas no pleito eleitoral nas escolas de segundo segmento do Bairro Educador Maré confirmam a intenção de participarem dos processos democráticos.


A fala constante durante o evento reforçava a importância de se solidificar, desde as séries iniciais, as instâncias democráticas no ambiente escolar. Proporcionar um ambiente de participação dos estudantes na rotina de decisões da escola, consolida a democracia nos espaços pedagógicos e contribui para a formação integral do estudante. Foi uma tarde de interação entre os estudantes dos Grêmios Estudantis das escolas do Bairro Educador Maré.

Algumas escolas realizaram apresentações artísticas, tais como: orquestra de violinos, coros de flautas, grupos de danças e coreografias. A cerimônia terminou com a entrega dos diplomas aos presidentes dos Grêmios e uma recepção para todos os presentes.


O Bairro Educador agradece e parabeniza a todos os envolvidos na realização desta ação especialmente as estudantes participantes da comissão eleitoral que se empenharam em acompanhar a chapa eleita até a posse e deseja ver os Grêmios estudantis alcançarem o seu objetivo, a representação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário