A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um Grêmio em crescimento


Na Escola Municipal Pedro Aleixo, BE Cidade de Deus, a chapa AMARELA ganhou com o grupo que compõe o atual Grêmio, tendo como presidente Rita de Cássia, Isabella (vice), (secretaria), Marina (vice-secretária).

No dia 05 de Junho aconteceu um primeiro encontro com o grupo a fim de capacitá-lo sobre o seu papel dentro da escola.


Uma das primeiras propostas que já tinha sido indicado pela direção seria que cada turma tivesse alunos representantes. Então, a gestora de núcleo do Bairro Educador, Maria do Socorro, traçou junto com as representantes do Grêmio, quais seriam os critérios para a escolha desses alunos.

Os critérios apresentados para a coordenadora pedagógica Clarice Boechat foram: a) Não pode ter faltas; b) Tem que ter boas notas; c) Tem que ter bom comportamento; d) Ser colaborador. Ela aprovou e ficou decidido que no dia seguinte, com a ajuda dos professores, seria feito essa eleição.


No dia 10 de Junho foram realizados dois encontros (manhã e tarde) com os alunos representantes (cada turma tem uma dupla), sendo discutidas quais são as funções dos alunos representantes. Definiram que buscariam saber com os professores de que maneira eles podem ajudar, resolveram que a utilização de um caderno de “ocorrências” iria ser feito para que os demais alunos respeitassem mais, falaram também em ajudar a manter a escola mais organizada arrumando os murais e que os representantes poderiam ajudar nos eventos da escola e passeios das turmas.

O encontro foi produtivo, logo após o mesmo, os alunos já buscavam material na secretaria para arrumar os murais e apresentaram os cadernos em suas respectivas turmas mostrando o quanto absorveram da reunião.
Vale ressaltar que na reunião com a turma da manhã, tivemos o depoimento de um ex-aluno e antigo presidente do Grêmio da escola, que hoje é oficineiro de Percussão. Ele falou da grande importância deles quanto Grêmio e alunos representantes ganharem força dentro da escola a fim de ajudar a direção, pois eles serão os primeiros a ganhar.


Será criado um grupo no facebook para comunicação entre eles e uma vez no mês irão se encontrar para avaliar a utilização do caderno e a atuação de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário