A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Rede Social – territorialidade e desenvolvimento comunitário


O princípio de atuação organizado em coletivos surgiu como técnica de mobilização social na sociedade do século XX e, lançou a humanidade para o desafio configurado pelo processo de atuação em grupos. Na tentativa de adaptação às exigências contemporâneas de nossa sociedade e mescladas à interface do advento tecnológico, os atores sociais modernos, inseridos em seus contextos territoriais, organizam-se neste modelo vigente a fim de responderem a demanda engendrada na sociabilidade da prática cotidiana.

A Rede Social Borel surgiu em 2010, como uma experiência única na Tijuca, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, diante de um cenário local oportuno que facilitou estabelecer o objetivo comum entre pessoas que se conheciam e instituições que desenvolviam ação no território (JOCUM, PROVIR, FUNDAÇÃO SÃO JOAQUIM, ARTEIRAS, RÁDIO DA GRANDE TIJUCA, PRÓ-FAVELA, RODA VIVA, CIEDS).


A ligação social ao longo do tempo foi construindo uma identidade de grupo através da troca de ideias sobre como promover o Desenvolvimento Comunitário. Com o tempo, o conjunto de organizações estabeleceu para si o objetivo de articular e unir instituições locais e moradores do Complexo do Borel para elaborar, desenvolver e executar um Plano de Desenvolvimento Local, em parceria com o Poder Público, a iniciativa privada e outras organizações da Sociedade Civil.

Atualmente tem uma estrutura e funcionamento onde estão previstas duas reuniões mensais itinerantes no território. Uma (fechada) somente para os membros da rede para fins de encaminhamentos das questões comunitárias e outra (aberta) para todos os atores locais, ou não, que manifestarem desejo de participar do fórum.


A comunicação, a cooperação mútua, a luta pela melhoria da qualidade de vida comunitária, a facilidade de diálogo entre os membros do grupo, a forte representação institucional e a percepção de atuação coletiva levou-se seus membros naturalmente a considerar uma formação mais organizada de atuação.

A Rede Social Borel é fruto de um amadurecimento que está alinhado ao fortalecimento da Sociedade Civil através da mobilização social para uma maior participação democrática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário