A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 26 de junho de 2013


A Escola Municipal Joracy Camargo, está desenvolvendo em seu Projeto Pedagógico o tema: Cidadão Vila Cruzeiro, carioca e brasileiro. Para contemplar o projeto da escola o Bairro Educador em parceria com o CEM (Centro de Educação Multicultural) realizou no dia 19 de junho uma aula-passeio a Serra da Misericórdia com a turma 1401 da professora Regina das Graças.
Participaram da aula-passeio a Educadora comunitária, mãe do CEC (Conselho Escola Comunidade) e mãe de estudantes Adryenne Lúcia Soares, as coordenadoras Ana Paula, Danielle e Luis Vicente e outros integrantes do CEM, que deram total apoio para a realização das atividades.

 

Para efeito de informação, a Serra da Misericórdia abrange cerca de 43,9 km2 no município do Rio de Janeiro. Estende-se por 27 bairros do subúrbio carioca: Abolição, Bonsucesso, Brás de Pina, Cavalcante, Cascadura, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Irajá, Madureira, Olaria, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Ramos, Rocha Miranda, Tomas Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos e Vista Alegre. (Dados informado pelo CEM).

Os objetivos da atividade são: Apropriação do bairro e conscientização de preservação do meio ambiente. Apesar da Serra da Misericórdia esta localizada na comunidade, muitos estudantes relataram não conhecer o espaço, em uma pesquisa feita durante a atividade todos os estudantes afirmaram o desconhecimento da Serra.

As atividades desenvolvidas foram: Dinâmica de grupo, cujo objetivo foi despertar nos estudantes a dependência que temos do outro para superar desafios e obstáculos, em seguida, fizemos apropriação da serra, conhecendo a parte do Grotão até o morro do Alemão, a dinâmica foi importante, pois, passamos por trilhas estreitas onde, um tinha que ajudar o outro e todos estavam bem solícitos em ajudar o próximo e finalizamos a atividade com o plantio de mudas que serão levados para uma horta na escola.

Todos gostaram muito da atividade e pediram para retornar, foi interessante a aula-passeio que além das atividades propostas, eles puderam ver exposições de mandalas feita pelos estudantes da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, exposições de fotos do bairro, instrumentos da capoeira, replantio de mudas, objetos reciclados e ler livros no cantinho da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário