A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 25 de junho de 2013

Gentileza gera gentileza - Vamos cuidar da Natureza


Dividido em dois encontros, nos dias 13 e 20 de junho, a atividade educativa "Gentileza gera gentileza - Vamos cuidar da Natureza!" objetivou promover, na Casa da Criança Cruzada São Sebastião, através da oficina de reutilização de caixas de leite, o refletir e agir a partir de um tema transversal ao conteúdo pedagógico, mas central diante da crise ambiental.


O planejamento da atividade aproveitou o tema do Projeto Político Pedagógico de 2013 da escola (Gentileza gera gentileza) para trabalhar a amabilidade entre os seres humanos e a natureza. Utilizando do material da Tetra Pak, o Bairro Educador Parada de Lucas/ Vigário Geral propôs, para ambientar os alunos, uma atividade no dia 13 de junho para a reflexão sobre a necessidade de se ter cuidados com o meio ambiente. Foi trabalhado o conceito dos 3Rs (Reduzri, Reutilizar e Reciclar) e formas diversas de agressão dos seres humanos à natureza.


Aproveitando a energia gerada pela semana do meio ambiente a parceira, Ingrid da Matta, propôs aos alunos que se imaginassem como heróis e que, em grupos, planejassem como salvariam o planeta. E com lápis de cor e papel nas mesas foram estimulados a pensarem em coletivo.

Objetivando introduzir o próximo encontro para construção de fantoches com caixas de leite, os alunos foram motivados a fazerem uma peça de teatro para salvar o planeta através de manipulação de fantoches de feltro levados pelo próprio Bairro Educador (BE) Parada de Lucas/ Vigário Geral.


No dia 20 de junho, os alunos levaram cada um sua caixa de leite e o BE retomou o conceito dos 3 Rs, focando agora na reutilização. Além disso, sublinhou a importância de se repensar a nossa relação com o nosso lixo. Ao final, os alunos escolheram os animais/personagens que gostariam de criar com as caixas e produziram seus próprios fantoches coloridos.
Por Daiane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário