A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Oficina de Histórias


A turma 1401 da Escola Municipal Jorge de Gouvêa de Vigário Geral participou no dia 4 de junho de 2013 da Oficina de História com o poeta local Renan Wangler. A oficina faz parte da atividade educativa Montão de Histórias que visa estimular a produção artística letrada dos alunos através de contações de historias e oficinas literárias criativas.

Wangler iniciou a atividade trazendo informações do fazer literário com definições sobre construções de personagens, enredo, inicio-meio-fim, cenário, elementos fundamentais para se escrever uma história. O poeta salientou que uma historia pode ser uma mentira bem contada com elementos de verdade. Assim provocou os alunos a lembrarem de suas ultimas mentiras a fim de recolher material iconográfico para a construção de uma história coletiva.

 
Dado os primeiros elementos os alunos pensaram nos pontos principais da narrativa e criaram assim os personagens, o cenário, o enredo e os pontos narrativos. Wangler contou uma história de terror para ambientar e mostrar todos os elementos da narrativa que havia explicado.
 

Com entusiasmo todos participaram e ao final produziram um conteúdo artístico com desenhos ilustrando a história criada de forma coletiva e alguns alunos apresentaram outas produções textuais próprias. O poeta de Jardim América, Renan Wangler, aproveitou e apresentou seu livro de poesias “Vide Bula” a fim de estimula-los a continuar escrevendo.

Por Daiane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário