A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estudantes da Rocinha participam de Feira de Profissões



No dia 12/06 cerca de 170 estudantes do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani participaram da Feira das Profissões realizada pelo Bairro Educador e pelo Serviço de Orientação Profissional da escola representado pela professora Renata Martielo. A Feira foi a culminância da trilha educativa “O Futuro da GENTE” idealizada pela gestora de projetos Amanda Santos e desenvolvida com os estudantes desde o mês de Abril 2013. O projeto foi composto por quatro etapas, a primeira foi uma roda de conversa com os estudantes para apresentação da proposta de trabalho e a segunda foi uma reunião com aplicação de um questionário sobre o interesse profissional dos estudantes, a terceira foi a atividade “Escolher dá Trabalho” com a exibição de vídeos das áreas profissionais mais citadas pelos estudantes nos questionários e a exibição dos gráficos com as tabulações da pesquisa com os resultados das áreas profissionais escolhidas pelos estudantes.

 

A Feira teve inicio com uma palestra do parceiros do RJ (TV Globo) Leandro Lima, ex-gestor de projetos do Bairro Educador. O estudante de jornalismo contou aos estudantes do 9º ano sua trajetória profissional de morador de Rocinha, fotógrafo, idealizador de um projeto social na Rocinha e etc. Durante a palestra Leandro contou as dificuldades que enfrentou para chegar ao Ensino Superior e incentivou os estudantes a pensarem o futuro profissional. Em seguida, 14 profissionais (Dentista, Psicóloga, Jogadores de futebol, Surfista, Artista cênico,  Atriz, Engenheiro, Arquiteta, Economistas, Jornalista, Cientista social e Advogado) foram divididos em quatro grupos de acordo com as áreas de humanas, exatas, esporte/artes e área médica. Os coordenadores gerais  do projeto Bairro Educador Marcia Florêncio e Bruno Lopes apoiaram e auxiliaram na realização da atividade. 


 
Os estudantes também foram divididos em quatro grupos em pontos estratégicos da escola e os grupos de profissionais ficaram durante 15 minutos com cada grupo informando sobre suas trajetórias, o dia-dia de suas profissões, quais as formas de graduação e ingresso no mercado de trabalho, respondendo as perguntas dos estudantes e etc.  A realização desta Feira das Profissões é de extrema importância para ampliar o leque de opções e possibilidade dos estudantes, especialmente os do 9º ano que estão as vésperas de ingressar no ensino médio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário