A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 2 de julho de 2013

Bairro Educador Guaratiba: Todos juntos para educar



O Bairro Educador Guaratiba é formado por três escolas: a Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, o CIEP Posseiro Mário Vaz e o CIEP Dr. Hildebrando de Araújo Goes. Foram desenvolvidas várias atividades nas unidades escolares neste semestre envolvendo estudantes, professores, funcionários e responsáveis.

Na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória destaque para as atividades que envolveram os adolescentes em um processo de sensibilização e reflexão sobre questões de planejamento de vida, autonomia e protagonismo juvenil. O processo eleitoral do grêmio estudantil e a formação da chapa eleita movimentaram os estudantes participantes a refletir sobre as condições da escola e o debate gerado entre as chapas mobilizou os demais estudantes a rever sua participação e responsabilidade na manutenção e melhorias da unidade escolar.

O Projeto CEEI e o Papo de Responsa sensibilizaram os alunos a pensarem nas consequências de suas escolhas, atividades foram desenvolvidas com alunos do 9 º ano que estão em uma fase de escolhas e mudanças. No Projeto CEEI os estudantes participaram de encontros que ajudaram na orientação, principalmente, na escolha de escolas e cursos para o Ensino Médio. Nesses encontros os estudantes puderam tirar dúvidas dos caminhos a serem seguidos para alcançarem as profissões desejadas, além de participarem da Feira das Profissões organizada na FAETEC de Marechal Hermes. O Papo de Responsa, uma parceria com a Polícia Cívil, levou os estudantes a refletirem sobre as escolhas da vida e os caminhos que não têm volta. Durante o papo os alunos são chamados a responder pelas consequências dos seus atos.


O semestre também foi marcado pelas aulas passeios, momentos em que os estudantes conheceram diversos espaços culturais da nossa cidade, do Museu Casa do Pontal ao Museu de Arte do Rio. 

No CIEP Posseiro Mário Vaz, os estudantes também tiveram a oportunidade de se apropriar da cidade, devido à parceria do Projeto Bairro Educador com o Museu da Light e a Estação de Tratamento de Água do Guandu. Mas, foi uma Trilha Educativa que teve destaque na unidade escolar nestes meses de trabalho.

 
A proposta de uma Trilha Educativa sobre Energia, motividado pela visita ao Museu de Energia da Light, foi desenvolvida durante o semestre. Iniciamos o trabalho definindo a palavra energia, passamos pela energia do sol, energia do corpo, chegando a geração, distribuição e consumo de energia elétrica. A metodologia tomou conta da escola e no Centro de Estudos ocorrido neste primeiro semestre, os professores passaram por uma formação promovida pela equipe Bairro Educador. Na formação os docentes tiveram a oportunidade de passar pelas etapas da Trilha Educativa que teve como tema de pesquisa o conceito de Didática.

No CIEP Doutor Hildebrando de Araújo Góes houve espaço para atividades que envolvessem os estudantes e os responsáveis. 

O Núcleo de Famílias, encontros quinzenais que reuniam as mães representantes de turma foi um espaço para identificar problemas e melhorias na unidade escolar, e discutir sobre a participação dos responsáveis. Esses encontros permitiram uma maior aproxinação de responsáveis e direção. No final do mês de maio as responsáveis se uniram e participaram do Dia do Desafio, um evento de incentivo às práticas esportivas, elas fizeram aula de Pilates, Lambaeróbica e finalizaram com um café da manhã.


Já as crianças participaram do processo eleitoral do grêmio estudantil, criaram um Jornal Escolar, participaram de uma Trilha Educativa e ainda puderam se apropriar da cidade através das parcerias do Bairro Educador: Museu de Energia da Light, Museu das Telecomunicações – Oi Futuro e Estação de Tratamento de Água do Guandu. Algumas atividades tiveram apoio do comércio local que abriu as portas quando necessário, uma visita ao Sacolão da Economia, em frente a unidade escolar colaborou na pesquisa dos alunos sobre alimentos que são fontes de energia para o nosso corpo, durante a Trilha Educativa Energia.
 
Agradecemos a todas unidades escolares pela confiança depositada em nosso trabalho e aos nossos parceiros que tornaram possíveis a realização de nossas atividades.
            
Por Amanda Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário