A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vila Cruzeiro que lê e sonha...

Desde 2008, através da professora Simone Soares, a Escola Municipal Joracy Camargo (BE Vila Cruzeiro) desenvolve um projeto de incentivo à leitura, chamado VILA CRUZEIRO QUE LÊ E  SONHA".

O Projeto começou quando a professora teve a idéia de, toda sexta-feira, incentivar seus alunos a levar  um livro para casa e fazer uma leitura em família. A partir de 2009, o projeto foi aderido por todas as turmas da escola.

Para a Escola Joracy Camargo, a importância do estímulo e participação da família para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura é ótima para entrosar a família com o livro.
A participação da família no projeto se deu da seguinte forma:
  • Cuidando do livro para que ele seja entregue sem estar molhado, rasgado ou sujo.
  • Estimulando o manuseio e leitura do livro.
  • Lendo para seu filho ou ouvindo-o ler.
  • Estimulando a criatividade, permitindo que seu filho crie sua história.

Pensando em fazer uma memória do projeto, foi criado em 2010 um caderno para que as famílias escrevessem como foi a experiência da leitura no lar.

"Espero que vocês continuem construindo projetos como este, pois considero muito importante a participação da família na vida escolar do aluno. Foi ótimo perceber que a leitura da minha filha está melhor que no começo do ano e, acredito que até o fim do ano ela estará lendo em perfeitas condições",  Depoimento da mãe de uma aluna que levou um livro para casa.
Além de estimular a letitura o projeto fortalece o vínculo escolar, proporciona o espaço da leitura, além de desenvolver hábitos de leitura nos jovens alunos.

Se o Rio de Janeiro será uma cidade de leitores, Vila Cruzeiro será uma comunidade de leitores. 

Um comentário:

  1. Parabenizando a Escola Municipal Joracy Camargo
    Sou mãe de aluno, e fiquei triste ao saber que esse ano a Escola que meu filho estudou, que estudei, não alcançou o IDEP, pretendido pela Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Mas mesmo assim quero parabenizar aos professores competentes que essa escola carrega no Corpo Docente. Parabenizar a atual Diretora Telma Mendes que conta com profissionais de gabarito. Equipe produtora de conhecimentos.
    E, quero parabenizar mais uma vez, minha antiga nova professora Regina das Graças Pires Bastos, que ganhou pela segunda vez o prêmio de poesia para profissionais da SME. Além naturalmente de ser pentacampeã do Comdedine, tricampeã de poesia em Santos, SP – e agora mais dois alunos ganharam pela terceira vez o prêmio do OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para mim, foi um imenso prazer em tê-la como profissional de educação, pois aqui estou com terceiro grau completo, viajando, trabalhando e feliz da vida, graças a alguém que sempre me deu incentivos, minha tia Regina.
    Mesmo tempo que não estou presente, relembro das tias: Zaira Florinda ganhadora, também de vários prêmios, Selma, Heloisa, Cristiane, e, tantas outras que caminham e se dedicam a “minha” escola, estou sempre em contato com alguém que me dá notícias do meu passado tão presente, pois não consigo esquecê-las.

    ResponderExcluir