O aluno, desde o inicio do ano de 2011, freqüentou as oficinas de formação de grêmio desenvolvidas pelo projeto Bairro Educador. Nas atividades de formação de grêmio, estava prevista a participação dos alunos na Conferência Carioca de Juventudes que aconteceu no município do Rio de Janeiro. Porém, o presidente do grêmio foi além da proposta: foi eleito delegado para participar da etapa estadual e nesta garantiu sua participação na etapa nacional.
A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é o espaço de proposições e reflexões sobre políticas públicas de/para/com juventudes. As proposições farão parte do Plano Plurianual 2012 a 2015 e integram o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude. Dentro do programa há ações para garantir aos jovens acesso às políticas públicas, apoio a microprojetos para a promoção cultural da juventude, parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil para prevenir o tráfico, a exploração sexual e a violência contra as mulheres jovens.
26 propostas, resoluções e moções foram aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. No Eixo 1: “Direito ao desenvolvimento integral”, na qual Wesley participou, os Grupos de Trabalho (GTs) de Educação eram voltados para as discussões dos ensinos Fundamental e Médio. Os GTS discutiram diversas pautas considerando as especificidades de cada região brasileira: as propostas perpassaram pela inclusão digital nas zonas urbanas e principalmente nas zonas rurais do Brasil, em atenção à realidade de vários jovens que não têm acesso a internet.
As principais propostas elaboradas pelos GTs focaram na luta pela educação de qualidade para alunos e professores, e também, a participação de jovens e adolescentes nos mais diversos espaços de decisões da política pública de educação. Aliás, essa foi a proposta de maior convergência entre os participantes dos GTs da Educação.
Além de participar das discussões, o estudante Wesley Henrique teve contato com diversos movimentos de juventudes: juventude indígena, juventude negra, jovens feministas, jovens que lutam pelo meio ambiente, entre outros. O que enriqueceu muito sua experiência. Ele também participou do espaço recreativo montado pelo Ministério dos Esportes , onde ganhou dois campeonatos de “ping pong”, sendo presenteado com livros.
Por fim, o aluno pôde conhecer a cidade de Brasília e os espaços de administração pública. Visitou o Palácio do Itamaraty, o Panteão da Pátria na Praça dos Três Poderes, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e o prédio do Ministério da Educação.
No próximo ano, o aluno se comprometeu em multiplicar a experiência com os outros alunos e ajudar no processo de formação de grêmios nas Escolas da Rede Municipal de Ensino que são integrantes do Programa Escolas do Amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário