A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Espetáculo Urucuia Grande Sertão – Valorizando a Zona Oeste

O Território 


Praticamente toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro teve em sua origem uma história rural. A área onde está a Vila Aliança era então um enorme laranjal, que abastecia todo o Estado. Na década de 60, as árvores cederam lugar para o primeiro conjunto habitacional da América Latina. O governo então retirou famílias oriundas do nordeste do Brasil que residiam no Morro do Pasmado, no bairro de Botafogo, na praia do Pinto e na Favela do Esqueleto, realocando-as na nova comunidade.

No dia 7 de janeiro no ano de 1964, a Vila Aliança foi oficialmente inaugurada pelo então governador Carlos Lacerda, sendo seu nome uma homenagem à Aliança para o Progresso. 


O Projeto 


Em 2011, surge em Vila Aliança o Projeto Urucuia Grande Sertão, uma iniciativa que visa valorizar e estimular através das artes cênicas o reconhecimento e a importância da cultura popular.

O Projeto Urucuia Grande Sertão é realizado pelo Coletivo Peneira, um grupo com nove integrantes de diversas localidades do Rio de Janeiro, são eles: Luiz Fernando Pinto, Marcelo Antonio, Marcos Gessinger, Michele Lima, Moises Salazar, Pierre Montet, Rogério Lima, Thaiane Leal e Leonardo Antunes. Seus encontros são realizados nos CIEPs Maestrina Chiquinha Gonzaga e Olof Palme, ambos situados na Vila Aliança.


 O Coletivo circula com o Espetáculo Urucuia Grande Sertão, além do território de origem, também em mais quatro territórios: Senador Camará, Vila Kennedy, Bangu e Batan.


O coletivo surgiu com a proposta de resgate da obra do maior folclorista da América Latina, Luís da Câmara Cascudo, através do conto “A princesa adivinhona”. De forma lúdica Urucuia Grande Sertão consegue resgatar na memória dos moradores, a contação de histórias, a cultura popular, o pertencimento e a valorização de suas raízes.



As apresentações 

Cerca de 1.500 espectadores assistiram ao Espetáculo Urucuia Grande Sertão que fez a sua estreia na Escola Municipal Engenheiro Pires do Rio.





“Fico muito feliz quando vejo um aluno que passou pela escola, podendo retornar com um espetáculo como esse”. Comenta a Profª Cecelia sobre o integrante do Coletivo Peneira Luiz Fernando Pinto, que estudou na Escola Municipal Engenheiro Pires do Rio entre 1999 a 2003.

A segunda apresentação foi realizada no Ciep Mestrina Chiquinha Gonzaga.


“Adorei! Não imaginava que meus alunos fossem gostar tanto, farei uma roda de conversa sobre literatura oral com eles, a peça me deu várias ideias.” Comenta a Profª Ana Maria.

A terceira apresentação aconteceu no Sarau Cultural do Batan, Largo do Chuveirinho, no dia 20/11, contamos com a presença da Carmen do BE Realengo que articulou a presença do Coletivo Peneira no local.


“Adorei todo o evento, o Batan precisa de atividades como essa. Apesar do forte calor eu não deixei de ficar atenta às apresentações” Comenta uma moradora do Batan.

A quarta apresentação foi realizada na Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal, dia 24/11, onde tiveram presentes alunos da  E.M Abrahão Jabour, E.M. Jorge Jabour e moradores da região.


“Meus alunos adoraram, quando chegar em sala de aula vou fazer um trabalho com eles, tentei traduzir algumas partes, mas eles nem olhavam pra mim, estavam vidrados no espetáculo.” Comenta a Profª Alessandra, que levou um grupo de 9 alunos deficientes auditivos para assistir ao Espetáculo Urucuia Grande Sertão.

A quinta apresentação foi realizada no Teatro Mario Lago, na Vila Kennedy, no dia 28/11. Contamos com a articulação do BE Vila Kennedy que proporcionou aos alunos entrarem em contato com as artes cênicas.


“Dedicamos nossa apresentação aqui na Vila Kennedy, ao nosso poeta Mario Lago que completaria essa semana seus 100 anos” Luiz Fernando Pinto, referindo ao centenário de Mario Lago.

O Bairro Educador acredita que arte e educação caminham juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário