Durante todo o período de trabalho do Bairro Educador nas escolas municipais do Vidigal que se iniciou em Setembro de 2011, o foco principal sempre foi a consciência, pois para que alguém seja verdadeiramente um cidadão tem que ter consciência de quem é, de onde vem , de onde é, qual é a sua base , qual é o seu objetivo e quais sãos seus direitos e deveres na sociedade.
A primeira trilha educativa desenvolvida no Vidigal, em 2011 foi a Trilha Consciência Familiar. Durante o ano passado este tema foi trabalhado na Escola Municipal Almirante Tamandaré e Escola Municipal Djalma Maranhão.
No ano de 2012 o trabalho de consciência terá outro foco, mas com a finalidade: dar continuidade à formação do cidadão, no que se refere às questões raciais, e aos assuntos ligados a história da cultura negra.
Buscando colaborar com a implementação da lei 10.639/03 (que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história da cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio), o Bairro Educador vai trabalhar em conjunto com outras instituições para levar o debate sobre o tem as Escolas do Vidigal. Para alcançar este objetivo, além dos parceiros que já trabalham com o tema, o Bairro Educador vai atuar de forma direta através da gestora de projetos do Vidigal - Fabiana Candido – que fez um curso de especialização sobre história e cultura negra no Centro Cultural de Ação da Cidadania.
O Bairro Educador Vidigal são se ateve somente à oficina. Já estão sendo fechadas parcerias com renomadas instituições da cultura e movimento negro, como o IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), e o Educafro. O objetivo principal de formar essas parcerias é dar um melhor respaldo na questão da consciência e das histórias da cultura negra para estudantes e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário