A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Trilha Educativa: “Sociedade, Ciências Sociais e Naturais”

O Projeto Meio Ambiente e Saúde tem por objetivo geral relacionar a teoria da sala de aula com a prática socioambiental sustentável e suas consequências para uma vida mais saudável. Dentre os objetivos específicos verificamos a difusão de práticas e conceitos de educação ambiental (técnicas de agricultura natural, reutilização de objetos descartáveis, consumo de alimentos naturais, entre outros.); intervir para conscientizar a comunidade escolar e local sobre a prevenção e combate aos criadouros do mosquito da dengue no ambiente escolar e comunitário, estabelecer a horta como espaço de construção do conhecimento que possibilite a interação entre o homem/meio ambiente e homem/homem estimulando o exercício da cidadania.
Neste projeto participaram as turmas 1301, 1303 e 1401 da Escola Municipal Brito Broca, os projetos que compõe o programa Escolas do Amanhã; Bairro Educador, Cientistas do Amanhã e Núcleo de Educação e Saúde- NES, em parceria com a Ecobé- Projetos Pedagógicos em Meio Ambiente e a Agente Comunitária de Saúde, Nancy Rosa, ligada ao Programa Saúde da Família – PSF, da comunidade da Formiga.
O desenvolvimento do projeto iniciou-se depois de muitas conversas entre as equipes dos projetos e professores, e teve início com a turma 1301 indo à Ecobé.  Em seguida, estudantes tiveram uma oficina de como construir uma horta suspensa com garrafas Pet.
Neste dia trabalhamos a ideia da reutilização de objetos que normalmente iriam para o lixo, incentivamos o cultivo de alimento orgânico (sem utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia podendo reproduzi-la com seus responsáveis em suas casas e sensibilizamos os alunos para o consumo de alimentos saudáveis.
Todas as etapas de montagem da horta suspensa foram realizadas com a participação dos alunos, favorecendo a apropriação da tecnologia por parte dos alunos.
No modelo proposto, plantamos sementes de hortaliças, onde as crianças acompanharam todo o processo de germinação dentro da sala de aula até a sua colheita. O mais importante é que eles desenvolvam a responsabilidade pelo meio ambiente, que inclui a sua comunidade, a escola e sua casa.
A segunda etapa do projeto de Meio Ambiente e Saúde, as turmas de 1301, 1303 e 1401 foi a participação no dia de Combate a Dengue no Posto do Programa Saúde da Família, que fica no antigo CEMASI (Centro Social Marista Santa Isabel) da comunidade da Formiga.

Esse aprendizado foi possível graças ao trabalho de articulação com a Avó comunitária da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, com a Agente Comunitária de Saúde, Nancy Rosa, que juntas com o Bairro Educador começaram o processo de sensibilização das crianças no combate à dengue.
O Gestor de Projetos do Bairro Educador apresentou a horta suspensa como uma proposta de alimentação saudável e social-ambientalmente sustentável. Ele destacou que qualquer cultivo de hortaliças e flores devemos ter o cuidado para evitar água parada, pois é justamente a água parada o local ideal para procriação da larva do mosquito Aedes Aegypti.

A professora do 4° ano, Patrícia Pereira, apresentou o trabalho desenvolvido com os alunos, que  reutiliza revistas antigas para confeccionar árvores de natal, além da  apresentação de teatral que abordava situações educativas no combate à dengue.

A professora das turmas 1301 e 1303, Marlene de Azevedo,  falou sobre o trabalho de educação ambiental realizado neste ano em parceria com o Bairro Educador e a Agente Comunitária de Saúde.  Sua turma formou um coral e cantaram uma música de combate à dengue, utilizando alegorias(desenhos do mosquito colados em palitos de picolé) para ajudar na apresentação da atividade.

Em seguida a professora apresentou a peça de teatro da sua turma sobre a dengue com participação da Lidiane Belegoti, do Núcleo de Educação e Saúde – NES. A peça abordou uma situação em que o foco da dengue está num bairro rico da cidade, para mostrar que o caso da dengue deve ser responsabilidade de todos os segmentos da sociedade e não apenas daqueles aqueles que moram na favela, ou em comunidades carentes. Aproveitamos o fato de termos as crianças todas juntas na atividade, levamos os alunos que estavam no evento para conhecer a biblioteca comunitária recém-inaugurada da FIRJAN, no antigo prédio do CEMASI.

O encerramento do Projeto de Meio Ambiente aconteceu no dia 09 de dezembro. Neste dia, a turma 1301, com o suporte do Bairro Educador e da professora Marlene de Azevedo, replicou o conhecimento que eles adquiram na oficina de horta suspensa na Ecobé para os presentes. Os alunos levaram garrafas pet usadas e caixas de leite vazias para servir de vaso de planta. Ensinaram o passo a passo de como se fazer uma horta doméstica e expuseram sua horta suspensa no cabide.
A experiência de contato com a terra e com as sementes casou um fascínio nas crianças, elas cooperaram e demonstram um enorme interesse em plantar.
Cada criança depois de plantar sementes de hortaliças (alface, chicória, cebolinha, etc), de alpiste, de girassóis levaram o seu “jarro” de planta para continuar cuidando em casa durante as férias.
Depois de plantar, os alunos do 3° ano relembraram e explicaram para seus colegas a experiência que tiveram com o projeto Cientistas do Amanhã. Eles reproduziram um solo em formato de morro com degraus dentro de uma vasilha, e depois com o regador simularam o efeito da chuva sobre o morro. Com isso, puderam perceber que os degraus reduziam a velocidade que a agua escorria pelo morro levando consigo menos terra do que se estivesse um morro totalmente inclinado. Depois de um debate sobre o efeito da chuva nas encostas dos morros os alunos chegaram à conclusão de que o reflorestamento deve ser feito como forma de evitar desastres naturais. Esta foi a deixa para convidá-los para uma atividade de reflorestamento que ocorreria na semana seguinte com os Guardiões da Floresta do Morro da Formiga e o movimento Formiga Limpa, Formiga Linda!.
O 4° ano, depois de apresentarem uma peça sobre o combate a dengue, fizeram questão de participar da apresentação sobre o tema junto com a Lidiane Belegoti do Núcleo de Educação e Saúde que também distribuiu informativos para os alunos levarem para suas casas sobre o combate a dengue. Utilizaram um aramado com ilustrações de possíveis locais que poderiam ser criadouros do mosquito da dengue, como caixa d’água, pneus, vasos de planta, etc. A professora Patrícia Pereira com seus recursos didáticos contribuiu bastante para a exposição.
 Terminamos o projeto neste ano conseguindo atingir os objetivos estipulados e satisfeitos com os resultados obtidos. Sentimos que apesar das dificuldades encontradas conseguirmos apreender  muito neste processo. Queremos no ano que vem começarmos da onde paramos, realizando grandes projetos e cada vez mais consolidar uma educação ambiental que mude efetivamente a concepção do homem em relação à natureza e ao próprio homem.

O objetivo destas ações integradas é fortalecer o aprendizado do currículo de ciências através da Tecnologia Social “Trilha Educativa”: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais que o Bairro Educador vem desenvolvendo junto a esta Unidade Escolar – Escola Municipal Jornalista Brito Broca – com o intuito de investir em futuros cidadãos capazes de transformar a realidade local da Formiga.

Um comentário:

  1. Estou amando participar desse trabalho...e tambem bem satisfeita com os resultados obtidos...
    Ano que vem faremos a diferença mais uma vez...agradeço pelos força que o Thiago nos deu...Thiago Parabéns seu trabalho é muito importante....

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