A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Redescobrindo o Mendanha


No dia 01 de dezembro foi realizado na Escola Municipal Casimiro de Abreu o segundo ano de exposição Redescobrindo o Mendanha. A atividade tem o intuito de valorização do bairro e fortalecimento das raízes com os alunos.
Cada turma teve que produzir maquetes do Bairro, falando de sua urbanização e seu espaço de preservação. Trabalhamos com a geografia e também preservação do meio ambiente, onde os alunos produziram artesanatos com material reciclável.

O Bairro Educador contribuiu para o dia com a parceria da ONG Defensores do Planeta, que desenvolve o trabalho de preservação da serra do Mendanha. O palestrante Mauro André Santos Pereira,  presidente da ONG e biólogo formado pela rural com mestrado em química pela Sorbonne abordou  a biodiversidade do Mendanha e os problemas ocorridos com o aquecimento Global e a importância da educação ambiental.
A primeira palestra complementou a segunda apresentação. O trabalho de monografia foi desenvolvido pela professora Andrea Maia Gomes, aluna do último período do curso de geografia na faculdade FEUC. Sua pesquisa aborda a urbanização do Mendanha e a relação da escola Casimiro de Abreu com o Bairro. Foram apontados os problemas da atual urbanização e suas melhorias.
No final da tarde os alunos da oficina de percussão da Escola Municipal Cora Coralina, fizeram excelente apresentação, principalmente por terem uma relação direta com o tema abordado. A reutilização de materiais que são vistos com “lixo” são transformados em ótimos instrumentos para a harmonia do som produzido.
O dia de atividades foi aberto à comunidade local, que pode contemplar um pouco da história e entender algumas questões relacionadas ao clima e o que afeta as suas vidas. A comunidade já aguarda o próximo ano de exposição, para ver as novidades e aprender como cuidar do meio em que vive.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram de alguma forma para exposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário