A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

1,2,3 Gravando...

A Escola Municipal Raul Francisco Ryff, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, desenvolve o CINE CLUBE com seus estudantes. O Projeto Bairro Educador, inseriu os alunos desta escola na Semana do Audiovisual – SEDA Rio de Janeiro, visando possibilitar aos mesmos a oportunidade de aproximação com a linguagem audiovisual.
O evento é um festival integrado de cinema, realizado pelo “Circuito Fora do Eixo” em cerca de 40 cidades do Brasil. A parceria do Bairro Educador com o grupo de cineastas da “Cidadela" possibilitou esta oportunidade.
A programação é composta por oficinas de audiovisual, mostras de produções cinematográficas independentes e painéis de debate sobre temas relativos à linguagem audiovisual e políticas públicas para a cultura em geral. Dessa forma, fomenta a produção artística do setor audiovisual, a circulação de profissionais, obras e tecnologias, bem como a formação de novos agentes culturais, buscando a articulação entre os setores dessa linguagem.

Etapas do Circuito na Escola Municipal Raul Ryff
Os estudantes receberam orientações sobre como fazer um curta-metragem: Escolha do gênero, montagem do roteiro, a escolha do lugar etc. O gênero escolhido foi Ação/Comédia, tendo como personagens o policial, o sequestrador, o ajudante do sequestrador, e 5 vítimas.
O enredo relatava um sequestro cujo desfecho foi à rendição dos bandidos pelas próprias vítimas (mulheres), com a posterior prisão destes. Foi uma oportunidade dos estudantes elaborarem questões de gênero e violência, tão presentes em seu cotidiano.
Tudo isso aconteceu nos corredores da escola, com monitoria da Agente Educadora Silvia, que os auxiliou na organização das ideias.
Enquanto as gravações ocorriam, todo processo era publicado no “Twitter” do Cidadela, pois se tratava de um evento de âmbito nacional.

O Bairro Educador agradece a parceria com o grupo de cineastas da “Cidadela" pela oportunidade de expansão do repertório cultural que proporcionou aos estudantes.

Um comentário: