A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Alunos da Escola Municipal Frei Cassiano visitam o Parque da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É a maior floresta urbana do mundo em uma mesma cidade compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude e no dia 29 de novembro, o Bairro Educador e a Escola Municipal Frei Cassiano estiveram lá para conferir essa grandiosa beleza de perto.


Tivemos o auxílio de uma mãe, que muito colaborou na organização desde a saída da escola até o retorno para a escola. Deixamos a escola às 08:00h e descemos o Morro do Turano cantando com as crianças. No ônibus ninguém queria saber de dormir, a empolgação em ver caminhos desconhecidos era grande, para a maioria.


 Ao chegar no Parque dividimos os alunos em grupos de cinco , cada grupo com um adulto e assim as crianças puderam lanchar. Os guias chegaram e iniciaram um bate papo muito importante com a criançada antes de iniciarmos a visita no local, com as instruções.

Visualizamos o rio encachoeirado, passamos por trilhas, vimos a estação da CEDAE que trata a água do rio e também uma árvore pau-brasil, essa foi uma experiência nova e muito prazerosa para as crianças. Um fator muito importante foi que o guia a todo tempo fazia links com o currículo de ciências e de história.


Nossa última parada foi na exposição da famosa casa projetada por Zanini, arquiteto que ficou conhecido por suas casas perfeitamente integradas à natureza. A exposição destaca as riquezas naturais do Parque, como fauna, flora, água e rocha, elementos fundamentais para a compreensão da importância da conservação do maciço da Pedra Branca e de seus ecossistemas.


Encerramos a visita com um bate papo pra lá de importante com as crianças. O guia mostrou alguns animais empalhados e armadilhas dos mesmos, falou da importância de manter tais animais na natureza para que cumpram seu papel no ciclo da vida e quais suas contribuições para a natureza. Além disso falou das penalidades legais de manter em cativeiro alguns animais, falou do risco de soltar balão e para finalizar, assistimos a um vídeo explicativo do Parque visto de helicóptero muito interessante.

Agradecemos a Coordenadoria Regional de Educação por ceder o ônibus e o lanche para o passeio, a todos os adultos que ajudaram na organização do passeio e  a equipe da escola, que foi muito participativa e colaboradora.


2 comentários:

  1. Situação magnifica, buscar o conhecimento é fundamental, telo é um desafio...

    ResponderExcluir