A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

“Meus livros de pano”

Criatividade é o que não falta para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O Bairro Educador, em articulação com o SESC de Ramos proporcionou aos estudantes da Escola Municipal Professor Mourão Filho a participação em oficinas de construção de livros de pano.





O projeto de construção de livros de pano aconteceu em cinco encontros durante os meses de setembro e outubro com uma turma de aceleração da Escola Municipal Professor Mourão Filho na unidade do SESC em Ramos.
Ali os estudantes participaram de oficinas de literatura que estimularam a criatividade na criação de personagens para compor histórias, que passaram de um pedaço de papel para belíssimos livros de pano.


Por Bruno Aguiar



“Arte é vida, vida é arte!”

Foi sob a inspiração do lema de que “a arte imita a vida e que a vida imita a arte”, que a Escola Municipal Professor Mourão Filho, teve a ideia de realizar uma Mostra de Artes com a participação de todas as unidades de ensino (UE) do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA).



Durante a Mostra, realizada no dia 30 de novembro, cada UE montou seu stand com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na disciplina de Educação Artística e trabalhos desenvolvidos com os professores em sala de aula. A escola anfitriã também fez apresentações de canto, dança e esquetes teatrais.


Fizeram-se presentes no evento algumas das escolas, creches e EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) que compõem o BECA: Escola Municipal Professor Mourão Filho, que sediou o evento, as escolas municipais Professora Vera Saback Sampaio, Professor Affonso Varzea, Rubens Berardo, José Aparecido do Prado Sarti, Nereu Sampaio, a Creche Municipal Nova Brasília e o EDI Dona Lindu.  



A equipe do BE auxiliou na reunião de planejamento das atividades e articulou com a Secretaria de Meio Ambiente e o Sesc de Ramos. O Sesc Ramos fez uma oficina de danças folclóricas e a Secretaria do Meio Ambiente apresentou a peça “Mudança de hábito”, que trata da questão dos hábitos saudáveis que contribuem para a preservação do ambiente.
Por Bruno Aguiar

“A arte das pedras portuguesas”

O Bairro Educador Complexo do Alemão, investiu bastante nas manifestações artísticas durante o último semestre. Em parceria com o SESC de Ramos levou para a Escola Municipal Professor Affonso Varzea a oficina de pintura de pedras portuguesas para montagem de uma instalação cujo  tema abordado é a formação das favelas.



O artista Alex Brazil realizou um estudo das paisagens cariocas e destacou por meio de sua sensibilidade artística a beleza das favelas por meio de um trabalho de pintura em pedras portuguesas, para montar uma instalação com os estudantes na própria escola.


A atividade precedeu a “I Mostra de Artes do Bairro Educador Complexo do Alemão. Os estudantes puderam misturar cores e formas utilizando tintas e pedras na produção de verdadeiras obras de arte.

“Olhando essas pedrinhas pintadas não é possível identificar tanta beleza nelas, mas ao juntá-las num mesmo lugar podemos ter um efeito visual maravilhoso. Assim é o processo de formação das favelas que, vistas de um certo ângulo, formam uma arquitetura única”. Disse o artista.



O Bairro Educador agradece ao SESC de Ramos e ao artista Alex Brazil por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de olharem o ambiente em que vivem de uma forma diferenciada (positiva), valorizando a história e a identidade do local em que moram.                                                                                               
Por Bruno Aguiar

1,2,3 Gravando...

A Escola Municipal Raul Francisco Ryff, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, desenvolve o CINE CLUBE com seus estudantes. O Projeto Bairro Educador, inseriu os alunos desta escola na Semana do Audiovisual – SEDA Rio de Janeiro, visando possibilitar aos mesmos a oportunidade de aproximação com a linguagem audiovisual.
O evento é um festival integrado de cinema, realizado pelo “Circuito Fora do Eixo” em cerca de 40 cidades do Brasil. A parceria do Bairro Educador com o grupo de cineastas da “Cidadela" possibilitou esta oportunidade.
A programação é composta por oficinas de audiovisual, mostras de produções cinematográficas independentes e painéis de debate sobre temas relativos à linguagem audiovisual e políticas públicas para a cultura em geral. Dessa forma, fomenta a produção artística do setor audiovisual, a circulação de profissionais, obras e tecnologias, bem como a formação de novos agentes culturais, buscando a articulação entre os setores dessa linguagem.

Etapas do Circuito na Escola Municipal Raul Ryff
Os estudantes receberam orientações sobre como fazer um curta-metragem: Escolha do gênero, montagem do roteiro, a escolha do lugar etc. O gênero escolhido foi Ação/Comédia, tendo como personagens o policial, o sequestrador, o ajudante do sequestrador, e 5 vítimas.
O enredo relatava um sequestro cujo desfecho foi à rendição dos bandidos pelas próprias vítimas (mulheres), com a posterior prisão destes. Foi uma oportunidade dos estudantes elaborarem questões de gênero e violência, tão presentes em seu cotidiano.
Tudo isso aconteceu nos corredores da escola, com monitoria da Agente Educadora Silvia, que os auxiliou na organização das ideias.
Enquanto as gravações ocorriam, todo processo era publicado no “Twitter” do Cidadela, pois se tratava de um evento de âmbito nacional.

O Bairro Educador agradece a parceria com o grupo de cineastas da “Cidadela" pela oportunidade de expansão do repertório cultural que proporcionou aos estudantes.

Auto de Natal e Homenagem marcam encerramento das atividades na Escola Municipal Paula Fonseca

No dia 1/12, a Escola Municipal Paula Fonseca, integrante do Bairro Educador Colégio/Madureira,  apresentou um Auto de Natal referente à História de nascimento do Menino Jesus, resgatando o verdadeiro espírito da data, vivenciando situações que reflitam sobre os sentimentos e a cooperatividade entre os alunos.
A apresentação proporcionou o fortalecimento de vínculos afetivos e da autoestima desenvolvendo a criatividade através da apresentação dos alunos. Um momento importante foi a homenagem a diretora da escola, que está se despedindo da mesma. Um telão foi colocado para apresentação dos melhores momentos da sua atuação na escola.

Com a chegada do Papai Noel os alunos vivenciaram momentos de muita alegria. O momento foi de grande emoção tanto para os alunos e professores como para os pais que prestigiaram com grande emoção. A presença da família na comemoração é parte fundamental para a valorização deste momento.


Por Fabiana Dias, Gestora de Projetos do BE |Colégio/Madureira

BE Santíssimo deixa toda sua retrospectiva de 2011 nas escolas

O mês de Dezembro foi, para o BE Santíssimo, momento de deixar nas escolas imagens que eternizaram algumas das diferentes atividades desenvolvidas com a comunidade escolar. Em cada escola foi construído um mural que expõe um pouco da breve história de da parceria do Bairro Educador com as escolas em 2011, a qual pode ser vista através de fotos das principais atividades promovidas.

Cada montagem de mural faz uma retropectiva de tudo o que foi feito em cada escola, reforçando o compromisso com o trabalho a ser desenvolvido e a necessidade de se manter um olhar particularizado para cada uma delas. 


Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro

Escola Municipal Evaristo de Moraes

Escola Municipal Fernando Maximiliano

Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro

Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini


O BE Santíssimo agradece a todas as escolas que possibilitaram a realização de diversos projetos e atividades que, direita ou indiretamente, contribuíram com a formação integral dos estudantes. Todas as ações, projetos e atividades promovidos pelo BE são possíveis de serem realizadas porque cada unidade escolar confiou na seriedade do trabalho proposto e construiu coletivamente espaços para concebê-los. A equipe do BE Santíssimo deixa aqui registrado o nosso muito obrigada a cada uma das cinco unidades escolares!


Por: Gestora de Projetos do :Bairro Educador Santísssimo Rosineide de Freitas


    

CIEP Metalúrgico Benedicto Cerqueira prepara festa encerrar seu ano letivo

O CIEP Metalúrgico Benedicto Cerqueira, integrante do Bairro Educador Colégio/Madureira, realizou sua culminância de final de ano no último dia 23/12, proporcionando um momento de diversão e apresentação dos alunos.
Realizado em parceria com o Bairro Educador, a confraternização contou com a presença dos alunos, os responsáveis e todo quadro funcional da escola. Cada turma realizou uma apresentação na qual os alunos puderam comemorar o sucesso obtido ao vencer mais uma etapa na sua formação.
Mais do que uma comemoração, as festas e as formaturas típicas do fim de ano, que marcam o encerramento dos ciclos educacionais, são "rituais" importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens. É neste momento que o estudante realmente se dá conta que ele deixará de conviver com alguns colegas, e que terá de se preparar para dar prosseguimento na vida e iniciar novas etapas que virão.

Por Fabiana Dias, Gestora de Projetos do Bairro Educador Colégio

BE desenvolve programa de Educação Sexual em Santíssimo

A Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini, integrante do programa Escolas do Amanhã recebeu este ano o programa de Educação Sexual do Instituto Criança é Vida, levado através de uma articulação do Bairro Educador. Este programa foi realizado de forma adaptada em função da faixa etária da turma de 2º ano que participou dos encontros. Foram realizados 4 dos 6 módulos previstos pelo programa, traduzido em 4 meses de trabalho junto a turma de alunos de 7 a 9 anos.

O primeiro encontro teve como objetivo trabalhar o significado da sexualidade salientando diversas formas de amor e o respeito que temos que ter por cada uma delas, seja no seio familiar, nas relações com as pessoas da escola ou futuramente quando estiverem pensando num relacionamemto amoroso.


No segundo encontro foi a vez de conversar com os alunos sobre as diferenças entre meninos e meninas na tentativa de “quebrar” esteriótipos preconceituosos e excludentes. Foram citadas brincadeiras que diferenciam os gêneros, as mudanças do corpo de meninos e meninas e dinaminzadas diversas atividades lúdico-educativas com o intuito de provocar o pensar sobre a temática.


Falar das formas de se relacionar com o outro, ressaltando o respeito mútuo, a maneira como somos vistos e vemos os outros e a dimensão do carinho entre amigos e amigas em uma atividade que recorreu ao trabalho manual e a criação de desenhos, foi a proposta desenvolvida no terceiro módulo. As crianças soltaram a criatividade e participaram de forma intensa.


O quarto módulo abordava a autoestima e valorização dos potenciais pessoais de cada criança. Foi realizado um desfile, o qual cada criança falava para os colegas suas características pessoais, físicas e o que mais gostavam de fazer nas horas vagas. Todos os alunos foram incitados a falar, e participaram ativamente de cada etapa do encontro.



Para o BE Santíssimo foi uma satisfação imensa promover, em parceria com a direção, coordenação pedagógica e com as professoras da turma, atividades extra curriculares que trataram de um tema tão delicado de forma lúdica, priorizando pontos por vezes negligenciados ao tratar da temática sexualidade com turmas de 2º ano: autoestima,  valorização, cuidado consigo mesmo e com o outro e o respeito às diferenças.

Agradecemos a equipe da unidade escolar que permitiu e fortaleceu o trabalho desenvolvido, agradecemos também ao Instituto Criança é Vida pelo suporte conceitual e didático-pedagógico.

Por: Gestora de Projetos do :Bairro Educador Santísssimo Rosineide de Freitas.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

Wesley Henrique dos Santos, presidente do grêmio estudantil do CIEP João Goulart participou da na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Brasília entre os dias 08 e 12 de dezembro, junto à gestora de projetos BE Cantagalo, Pavão-pavãozinho  - Renata Bhering.       

O aluno, desde o inicio do ano de 2011, freqüentou as oficinas de formação de grêmio desenvolvidas pelo projeto Bairro Educador. Nas atividades de formação de grêmio, estava prevista a participação dos alunos na Conferência Carioca de Juventudes que aconteceu no município do Rio de Janeiro. Porém, o presidente do grêmio foi além da proposta: foi eleito delegado para participar da etapa estadual e nesta garantiu sua participação na etapa nacional.
A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é o espaço de proposições e reflexões sobre políticas públicas de/para/com juventudes.  As proposições farão parte do Plano Plurianual 2012 a 2015 e integram o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude. Dentro do programa há ações para garantir aos jovens acesso às políticas públicas, apoio a microprojetos para a promoção cultural da juventude, parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil para prevenir o tráfico, a exploração sexual e a violência contra as mulheres jovens.
26 propostas, resoluções e moções foram aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.  No Eixo 1: “Direito ao desenvolvimento integral”, na qual Wesley participou, os Grupos de Trabalho (GTs) de Educação eram voltados para as discussões dos ensinos Fundamental e Médio. Os GTS discutiram diversas pautas considerando as especificidades de cada região brasileira: as propostas perpassaram pela inclusão digital nas zonas urbanas e principalmente nas zonas rurais do Brasil, em atenção à realidade de vários jovens que não têm acesso a internet.
As principais propostas elaboradas pelos GTs focaram na luta pela educação de qualidade para alunos e professores, e também, a participação de jovens e adolescentes nos mais diversos espaços de decisões da política pública de educação. Aliás, essa foi a proposta de maior convergência entre os participantes dos GTs da Educação.
Além de participar das discussões, o estudante Wesley Henrique teve contato com diversos movimentos de juventudes: juventude indígena, juventude negra, jovens feministas, jovens que lutam pelo meio ambiente, entre outros. O que enriqueceu muito sua experiência. Ele também participou do espaço recreativo montado pelo Ministério dos Esportes , onde ganhou dois campeonatos de “ping pong”, sendo presenteado com livros.

Por fim, o aluno pôde conhecer a cidade de Brasília e os espaços de administração pública. Visitou o Palácio do Itamaraty, o Panteão da Pátria na Praça dos Três Poderes, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e o prédio do Ministério da Educação.
No próximo ano, o aluno se comprometeu em multiplicar a experiência com os outros alunos e ajudar no processo de formação de grêmios nas Escolas da Rede Municipal de Ensino que são integrantes do Programa Escolas do Amanhã. 

Trilha Educativa: “Sociedade, Ciências Sociais e Naturais”

O Projeto Meio Ambiente e Saúde tem por objetivo geral relacionar a teoria da sala de aula com a prática socioambiental sustentável e suas consequências para uma vida mais saudável. Dentre os objetivos específicos verificamos a difusão de práticas e conceitos de educação ambiental (técnicas de agricultura natural, reutilização de objetos descartáveis, consumo de alimentos naturais, entre outros.); intervir para conscientizar a comunidade escolar e local sobre a prevenção e combate aos criadouros do mosquito da dengue no ambiente escolar e comunitário, estabelecer a horta como espaço de construção do conhecimento que possibilite a interação entre o homem/meio ambiente e homem/homem estimulando o exercício da cidadania.
Neste projeto participaram as turmas 1301, 1303 e 1401 da Escola Municipal Brito Broca, os projetos que compõe o programa Escolas do Amanhã; Bairro Educador, Cientistas do Amanhã e Núcleo de Educação e Saúde- NES, em parceria com a Ecobé- Projetos Pedagógicos em Meio Ambiente e a Agente Comunitária de Saúde, Nancy Rosa, ligada ao Programa Saúde da Família – PSF, da comunidade da Formiga.
O desenvolvimento do projeto iniciou-se depois de muitas conversas entre as equipes dos projetos e professores, e teve início com a turma 1301 indo à Ecobé.  Em seguida, estudantes tiveram uma oficina de como construir uma horta suspensa com garrafas Pet.
Neste dia trabalhamos a ideia da reutilização de objetos que normalmente iriam para o lixo, incentivamos o cultivo de alimento orgânico (sem utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia podendo reproduzi-la com seus responsáveis em suas casas e sensibilizamos os alunos para o consumo de alimentos saudáveis.
Todas as etapas de montagem da horta suspensa foram realizadas com a participação dos alunos, favorecendo a apropriação da tecnologia por parte dos alunos.
No modelo proposto, plantamos sementes de hortaliças, onde as crianças acompanharam todo o processo de germinação dentro da sala de aula até a sua colheita. O mais importante é que eles desenvolvam a responsabilidade pelo meio ambiente, que inclui a sua comunidade, a escola e sua casa.
A segunda etapa do projeto de Meio Ambiente e Saúde, as turmas de 1301, 1303 e 1401 foi a participação no dia de Combate a Dengue no Posto do Programa Saúde da Família, que fica no antigo CEMASI (Centro Social Marista Santa Isabel) da comunidade da Formiga.

Esse aprendizado foi possível graças ao trabalho de articulação com a Avó comunitária da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, com a Agente Comunitária de Saúde, Nancy Rosa, que juntas com o Bairro Educador começaram o processo de sensibilização das crianças no combate à dengue.
O Gestor de Projetos do Bairro Educador apresentou a horta suspensa como uma proposta de alimentação saudável e social-ambientalmente sustentável. Ele destacou que qualquer cultivo de hortaliças e flores devemos ter o cuidado para evitar água parada, pois é justamente a água parada o local ideal para procriação da larva do mosquito Aedes Aegypti.

A professora do 4° ano, Patrícia Pereira, apresentou o trabalho desenvolvido com os alunos, que  reutiliza revistas antigas para confeccionar árvores de natal, além da  apresentação de teatral que abordava situações educativas no combate à dengue.

A professora das turmas 1301 e 1303, Marlene de Azevedo,  falou sobre o trabalho de educação ambiental realizado neste ano em parceria com o Bairro Educador e a Agente Comunitária de Saúde.  Sua turma formou um coral e cantaram uma música de combate à dengue, utilizando alegorias(desenhos do mosquito colados em palitos de picolé) para ajudar na apresentação da atividade.

Em seguida a professora apresentou a peça de teatro da sua turma sobre a dengue com participação da Lidiane Belegoti, do Núcleo de Educação e Saúde – NES. A peça abordou uma situação em que o foco da dengue está num bairro rico da cidade, para mostrar que o caso da dengue deve ser responsabilidade de todos os segmentos da sociedade e não apenas daqueles aqueles que moram na favela, ou em comunidades carentes. Aproveitamos o fato de termos as crianças todas juntas na atividade, levamos os alunos que estavam no evento para conhecer a biblioteca comunitária recém-inaugurada da FIRJAN, no antigo prédio do CEMASI.

O encerramento do Projeto de Meio Ambiente aconteceu no dia 09 de dezembro. Neste dia, a turma 1301, com o suporte do Bairro Educador e da professora Marlene de Azevedo, replicou o conhecimento que eles adquiram na oficina de horta suspensa na Ecobé para os presentes. Os alunos levaram garrafas pet usadas e caixas de leite vazias para servir de vaso de planta. Ensinaram o passo a passo de como se fazer uma horta doméstica e expuseram sua horta suspensa no cabide.
A experiência de contato com a terra e com as sementes casou um fascínio nas crianças, elas cooperaram e demonstram um enorme interesse em plantar.
Cada criança depois de plantar sementes de hortaliças (alface, chicória, cebolinha, etc), de alpiste, de girassóis levaram o seu “jarro” de planta para continuar cuidando em casa durante as férias.
Depois de plantar, os alunos do 3° ano relembraram e explicaram para seus colegas a experiência que tiveram com o projeto Cientistas do Amanhã. Eles reproduziram um solo em formato de morro com degraus dentro de uma vasilha, e depois com o regador simularam o efeito da chuva sobre o morro. Com isso, puderam perceber que os degraus reduziam a velocidade que a agua escorria pelo morro levando consigo menos terra do que se estivesse um morro totalmente inclinado. Depois de um debate sobre o efeito da chuva nas encostas dos morros os alunos chegaram à conclusão de que o reflorestamento deve ser feito como forma de evitar desastres naturais. Esta foi a deixa para convidá-los para uma atividade de reflorestamento que ocorreria na semana seguinte com os Guardiões da Floresta do Morro da Formiga e o movimento Formiga Limpa, Formiga Linda!.
O 4° ano, depois de apresentarem uma peça sobre o combate a dengue, fizeram questão de participar da apresentação sobre o tema junto com a Lidiane Belegoti do Núcleo de Educação e Saúde que também distribuiu informativos para os alunos levarem para suas casas sobre o combate a dengue. Utilizaram um aramado com ilustrações de possíveis locais que poderiam ser criadouros do mosquito da dengue, como caixa d’água, pneus, vasos de planta, etc. A professora Patrícia Pereira com seus recursos didáticos contribuiu bastante para a exposição.
 Terminamos o projeto neste ano conseguindo atingir os objetivos estipulados e satisfeitos com os resultados obtidos. Sentimos que apesar das dificuldades encontradas conseguirmos apreender  muito neste processo. Queremos no ano que vem começarmos da onde paramos, realizando grandes projetos e cada vez mais consolidar uma educação ambiental que mude efetivamente a concepção do homem em relação à natureza e ao próprio homem.

O objetivo destas ações integradas é fortalecer o aprendizado do currículo de ciências através da Tecnologia Social “Trilha Educativa”: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais que o Bairro Educador vem desenvolvendo junto a esta Unidade Escolar – Escola Municipal Jornalista Brito Broca – com o intuito de investir em futuros cidadãos capazes de transformar a realidade local da Formiga.