A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BE Maré realiza 1º encontro com Educadoras Comunitárias

  
No dia 23 de novembro ocorreu a 1° reunião com educadoras comunitárias da Maré. Estavam presentes as seguintes escolas: CIEP Op. Vicente Mariano, E.M. IV Centenário, CIEP Samora Machel , E.M. Paulo Freire,  CIEP Elis Regina. Também contamos com a participação da Geracina, que é educadora do CIEP César Pernetta, que contribuiu com sua experiência de atuar em um CIEP do Estado nas oficinas do Mais Educação.
 Começamos o encontro com uma breve apresentação das participantes. Em seguida, cada uma falou o que entende sobre o  funcionamento do projeto e o que é ser uma educadora comunitária. Ao mesmo tempo já foram comentando sobre as dificuldades que enfrentam ao longo do Projeto.
Logo após foi falado sobre a organização do Projeto em cada escola, como a definição de quem participa das oficinas, a assiduidade dos estudantes, a participação dos pais e também as outras atividades que acontecem complementando o Mais Educação.
 Apesar da Escola Municipal IV Centenário ainda não desenvolver o Mais Educação, a Coordenadora Pedagógica Kátia estava presente e como sempre muito participativa. Também vale ressaltar a presença e apoio da Diretora Eliane do CIEP Op. Vicente Mariano no encontro, dando suporte e esclarecendo eventuais dúvidas que foram surgindo ao longo da reunião. 

Educadoras durante dinãmica

Ao final a equipe do Bem propôs uma dinâmica de quebra-gelo e cada uma educadora apresentou as propostas para que possamos melhorar o trabalho.


 
Educadoras debatem propostas
Propostas:
Realizar alguma forma de avaliação do projeto;
Realização de atividades para conscientização dos pais;
Maior integração entre o Mais Educação e a comunidade escolar;
Troca de experiências entre os educadores do Mais Educação, e entre as educadoras comunitárias;
Criação de estratégias para incentivar os estudantes a participarem do projeto e diminuir a evasão;
Organização do espaço-tempo (grade horária, local para as atividades, etc.);
Geração de visibilidade para o projeto, tanto dentro quanto fora da escola (mostra de artes, por exemplo);
Integração entre professores e educadores do Mais Educação
Valeu educadoras, vocês mandaram ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário