A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em uma cozinha também se produz educação e carinho

A cozinha da Escola Municipal Borel conta com um super auxílio. Muito mais que coordenar uma cozinha e servir o almoço das crianças, as funcionárias Alcione Melo e Luiza Rosa nos contam como trabalhar nesse ambiente escolar reverberou em suas vidas e como foram estimuladas a partir desta relação à aprofundar seus estudos na área da educação infantil. Além disso, o interesse em comum fez com que as duas se aproximassem e construissem uma amizade baseada no apoio dessas escolhas.

Alcione Melo e Luisa Rosa
Alcione, 33 anos, tem pouco tempo de "casa", trabalha desde abril deste ano. Em entrevista ao Bairro Educador, nos conta que se indentifica muito com o ambiente da Escola Municipal Borel e tem um bom relacionamento com as pessoas que trabalham na escola. “Nesse trabalho tive vontade de trabalhar com educação infantil, quero crescer profissionalmente e não vou desistir”, afirma Alcione, que cursa o 1º período da faculdade de pedagogia.

Luiza, 44 anos, que também começou a trabalhar recentemente na escola (a apenas 9 meses), nos contou que trabalhou onze anos numa creche, ficou um tempo afastada da área de educação e agora que voltou para escola decidiu ser professora de educação infantil. Para isso, está cursando a formação de professores.
Quando perguntadas sobre como a atuação na cozinha se relaciona com a educação das crianças, Alcione e Luisa nos dão exemplos concretos das suas ações: elas incentivam as crianças a comerem legumes, explicam sobre o valor nutricional dos alimentos, tudo de uma forma mais próxima à vivência dos pequenos, explicando que "a beterraba faz bem pro sangue ou que a cenoura faz bem pra vista".
"Aqui tem umas crianças muito carentes de afeto e quando damos um carinho para elas, temos uma retribuição em dobro. Retribuir esse carinho é muito bom. Isso nos motiva a continuar na educação Infantil. As crianças ficam muito curiosas com o cardápio, sempre perguntam qual é a comida do dia. Nós recebemos o cardápio pronto da prefeitura para a semana toda, mas dá para variar um pouco sem tirar o valor nutricional que é preciso para cada dia, como fazer um picadinho de carne e depois mudar para uma carne assada. Issos depende da nossa criatividade e da vontade de dar uma comida bem diverisificada e gostosa para as crianças. Além disso, temos nossas formas de disfarçar os legumes para que elas comam, mas eles são muitos espertos!", divertem-se as duas. “As vezes fazemos até uma educação sobre a água, quando as crianças vão lá na cozinha e esquecem a torneira aberta, falamos que não podemos desperdiçar a água que está acabando no planeta. “
Agradecemos a gentileza da entrevista, desejando sempre bons frutos para essa equipe tão especial. Lembrando que Alcione e Luisa também estiveram presentes na Oficina de Comunicação dada pela equipe de comunicação do Bairro Educador, e contribuem com o blog da escola. 
Confiram o trabalho no endereço http://www.escolamunicipalborel.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário