A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alunos da Cidade de Deus descobrem “As vantagens de permanecer na escola”

No dia 26 de maio, as Gestoras de Projetos do Bairro Educador, Francisca Assis e Maria do Socorro, realizaram uma atividade com 35 alunos do 9º ano da E.M. José Clemente Pereira (BE Cidade de Deus), para que juntos descobrissem “As Vantagens de permanecer na escola”.

Uma parceria entre Bairro Educador e Jr. Achievement, que até agora já esteve em 8 Bairros Educadores e realizou esta oficina com 508 alunos do 9° ano (a lista completa no final desta matéria).

Esta atividade foi estruturada em 5 momentos. No primeiro, a equipe trabalhou conceitos como êxitos pessoais e qualificação profissional. Os alunos foram divididos em 7 grupos para conhecer o Jogo das Grandes Decisões. Neste Jogo os alunos foram compreendendo a necessidade de planejar a vida, baseando-se na educação.

No 2º momento, a dinâmica do jogo permite aos alunos associarem as decisões anteriores com a remuneração salarial. A partir da interpretação dos dados e gráficos, chegaram a conclusão de que prosseguir estudando vale a pena.

O 3º momento é quando os alunos criam seu próprio orçamento. Trabalharam com porcentagens e racionalização dos gastos, já que na situação em questão precisavam conseguir emprego ainda com pouca instrução e ao mesmo tempo sustentar gastos como aluguel, alimentação, lazer, entre outros. Nesta etapa percebemos que os alunos criaram estratégias interessantes, como dividir o aluguel com os integrantes do grupo para terem mais dinheiro no final do mês e poderem ou poupar para o próximo ou utilizar com outras despesas.

No 4º momento eles conheceram as mais diversas profissões e construíram o caminho educacional para alcançá-las. Isto nos deu a oportunidade de refletir sobre a elaboração de currículos e como os mesmos devem se apresentar em futuras entrevistas de emprego.

Na última etapa da atividade os alunos analisaram fragmentos de textos sobre alunos com dificuldades em permanecer na escola por questão de interesse ou necessidade de trabalhar. Após a leitura, os 35 alunos do 9° ano escreveram cartas aos seus amigos motivando-os a permanecer na escola.

O debate com os alunos foi constante durante toda a execução da atividade. Os próprios alunos chegaram a conclusão de que o melhor investimento é a Educação, pois ela propicia melhores oportunidades no futuro e melhores condições de vida.

A equipe do Bairro Educador agradece à Direção da E. M. José Clemente Pereira e à Jr. Achievement, pela parceria que permitiu que esta atividade fosse realizada.

Até o dia 10 de junho a equipe do Bairro Educador realizará esta mesma ação nas escolas abaixo, com a previsão de atender 700 alunos do 9° ano:


- E. M. Fernando Barata Ribeiro (BE Santíssimo)

- E. M. Bernardo de Vasconcellos (BE Vila Cruzeiro)

- E. M. Escultor Leão Velloso (BE Pavuna)

- E. M. Aldebarã (BE Santa Cruz)

- E. M. José Clemente Pereira (BE Cidade de Deus)

- CIEP Roberto Morena (BE Paciência)

- E. M. Teotônio Vilela (BE Manguinhos)

- E. M. Eurico Salles (BE Engenho da Rainha)

- E. M. Francisco Cabrita (BE Bispo/Turano)

- E. M. Jornalista Assis Chateaubriand (BE Macacos)


As matérias com as ações em cada escola serão postadas aqui no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário