Os estudantes da turma de Aceleração 03 (projeto Autonomia Carioca), da Escola Municipal Teotônio Vilela (BE Manguinhos) nas oficinas do Bairro Educador escolheram o seguinte tema para debate: Sexualidade. Justificaram tal escolha afirmando que este é o assunto em que são “mais curiosos”, principalmente quando o tema é “gravidez na adolescência” ou por que os “meninos podem fazer tudo e as meninas não”.
Para contribuir com a reflexão dos estudantes a respeito desta temática, o Bairro Educador realizou uma parceria com o Instituto Promundo e no dia 25 de maio foi realizada a oficina sobre Gênero e Sexualidade.
A dinamizadora do Instituto Promundo, Andreza Jorge, começou a atividade perguntando para os estudantes sobre o que significava ser homem e o que significava ser mulher. Colocou as respostas no quadro. Em seguida discutiu os estereótipos apontados e a construção dos papeis sociais de homem e mulher. Para incrementar o debate, exibiu o vídeo “Minha Vida de João”. Os estudantes participaram de forma ativa deste momento e avaliaram a oficina positivamente. A Escola recebeu uma cópia do vídeo para poder desenvolver a atividade junto a outras turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário