A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de junho de 2011

BE Cantagalo, Pavão-Pavãozinho: Alunos do CIEP João Goulart organizam Grêmio Estudantil na defesa de seus direitos!

Trinta e três alunos do CIEP João Goulart se inscreveram de forma voluntária para participar das chapas e das oficinas de formação de grêmio oferecidas pelo Bairro Educador. As oficinas estimularam os jovens a relatarem quais as características que uma escola deve possuir, qual seria a escola adequada e qual o papel dos estudantes nesse ideal.

“Tem muita coisa que eu gostaria de melhorar, eu queria que os alunos se respeitassem mais, estudassem mais e fossem mais solidários. Não só os alunos, todo mundo aqui”, afirmou Luciano, 6º ano.

Depois de muita discussão, os alunos escolheram o modelo de grêmio que eles avaliaram como eficaz. O modelo de chapa escolhido tem quatro cargos da diretoria executiva, formados por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário e por mais 11(onze) cargos distribuídos em funções como: diretor de comunicação, tesoureiro, diretor social, diretor de meio ambiente e saúde, diretor da educação infantil, diretor de esportes, diretor de cultura.
No terceiro dia de oficina, a equipe do Bairro Educador recebeu a notícia que duas chapas foram montadas: A chapa Manda V e a Chapa Eclipse. Nesse mesmo dia, os estudantes construíram as plataformas de campanha onde apareceram propostas como: a organização de palestras sobre drogas, campeonatos de esportes, organização de passeios e atividades culturais, colocar cantina dentro da escola, aumentar tempo de educação física e melhorar a merenda escolar.
A partir das oficinas, os alunos se organizaram entre eles para confeccionar os materiais de campanha. A criatividade dos alunos para fazer campanha, o empenho e expectativa surpreenderam a direção da escola, professores e alunos.

“Um dos alunos veio me pedir mais cartolina. Eu perguntei: - para que tanta cartolina, por que você quer tanto ser do grêmio?" Ele me respondeu: - professora eu vou deixar a minha marca nessa escola, eu vou fazer a diferença!", afirmou Luiza Machado, diretora adjunta.

Nesse clima de participação, o CIEP realizou nessa semana as eleições para o grêmio estudantil. Os alunos escolheram, por maioria, que os integrantes da chapa Manda V irão compor o grêmio estudantil da escola em 2011 e 2012.
Como pode se observar, a formação do grêmio na escola é um processo que permite identificar o que os alunos almejam e principalmente, demonstra o interesse da escola em valorizar a opinião dos alunos. Com isso, acredita-se que esse processo favoreça a auto-estima e a vontade de participar das esferas políticas, ou seja, o grêmio também é um caminho para se alcançar a educação integral pública de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário