Os alunos começaram animados em participar de uma atividade fora da escola, onde tiveram a oportunidade de jogar futebol marcado e com um time contra, num campo com grama sintética. Puderam também participar de vários tipos de esporte como, Natação, Judô e futebol. Até aqui, a atividade era de apenas recreação. Após esse tempo, a Professora fez sua parte na atividade, mostrando que essas atividades, também, são atividades de estímulo ao aprendizado, trabalhadas num contexto simples de aula-passeio, os alunos foram apresentando ao simples modelo onde “(...) todo espaço é um espaço de aprendizado”.
Essa demonstração uma simples brincadeira de “correr” e “pegar” (que os alunos chamavam de pique) onde mostrou como algumas atividades podem agregar diversão e ao mesmo tempo o conteúdo da sala de aula. Flexibilidade, percepções acerca do cotidiano, convívio social e com muita alegria, ficou fácil para os alunos entenderem como a sala de aula está em todo o lugar e como é possível aprender com várias atividades. “Pontuamos a vivência plena desta fase de vida como a maior de todas as experiências e o incentivo às suas potencialidades e habilidades e o desenvolvimento de todas as inteligências no ser humano” relata a professora.
Alguns dos alunos deram depoimento relatando que moram na comunidade e esta era a primeira vez que estava adentrando na Vila Olímpica. É possível aprender em atividades que envolvam movimentos? Com o esporte? É possível transformar o viver dessas crianças e valorizar e respeitar à individualidade?
A convivência com a diversidade, onde aprender “a ser e a conviver” tornaram-se valores que os alunos guardaram na mochila quando voltaram para casa. Na semana seguinte, dentro da sala de aula e nos espaços da escola, os alunos do Realfa 2 comentavam como a escola é especial... O Bairro Educador trabalha nessa modificação da ambiência escolar, agora, EM Presidente Café Filho mais do que nunca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário