A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Bairro Educador amplia os limites da sala de aula, promovendo uma educação baseada no direito à cidade, esporte, cultura e lazer.

A Trilha Educativa “Esporte Cultura e Lazer – Esse é um direito fundamental” é uma iniciativa do Projeto Bairro Educador, que promoveu no dia 17 de junho de 2011, a integração entre alunos e professores da Escola Municipal Manoel Porto Filho, localizada no bairro de Paciência, e da Escola Municipal Marília de Dirceu, localizada em Ipanema.

De inicio, os 40 (quarenta) alunos, 30 de Paciência e 10 do Cantagalo, encontraram-se no Mirante da Paz, em Ipanema, para uma troca livre de apresentações e opiniões. Ao serem questionados sobre quais dos alunos do Bairro Educador (BE) Paciência já tinham entrado em uma favela (com sentido de comunidade de arquitetura vertical, construída sobre morro), somente um aluno se manifestou. Depois esses mesmos estudantes foram questionados sobre o que eles já tinham escutado sobre a comunidade do Cantagalo. A resposta foi unânime: todos sabiam que a comunidade foi dominada pelo tráfico de drogas, mas que, recentemente, teve uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada. Já os alunos do Cantagalo, ao serem questionados sobre o que eles conheciam sobre Paciência, todos responderam que nunca escutaram falar sobre o bairro. Com este cenário, e para integrá-los um pouco mais, foram contadas as histórias da origem das duas comunidades.

Após essa dinâmica, guiados pelos alunos da Escola Marília de Dirceu, os alunos da E.M Manoel Porto Filho entraram na comunidade e conheceram alguns pontos, entre eles, o muro de grafite, pintado pelo grafiteiro Carlos Esquivel - mais conhecido como ACME, que conta a história da comunidade e a separação geográfica, demarcada pelas rochas, entre Cantagalo, Pavão e o Pavãozinho. A segunda parada foi na Pedra, um mirante onde se tem uma vista privilegiada da lagoa Rodrigo de Freitas e da praia de Ipanema.


Ao entrarem no prédio onde funcionam os projetos sociais, os alunos foram surpreendidos e recepcionados pelos “pernas de pau” do AfroReggae que os acompanharam até o circo do Cantagalo, onde assistiram deslumbrados o espetáculo do Afro Circo e a performance dos jovens do projeto. No fim do espetáculo, os alunos do BE Cantagalo e do BE Paciência participaram de oficinas de circo social onde vivenciaram um pouco de cada prática do circo.

Todas essas atividades foram realizadas no turno da manhã. Já na parte da tarde, o grupo participou de uma roda de conversa com policiais da UPP, onde eles contaram para os alunos o que é a UPP, o que a diferencia dos outros grupamentos da Polícia Militar e apresentaram os projetos que UPP vem realizando no Cantagalo.

Ainda na parte da tarde, os estudantes conheceram o Espaço Criança Esperança: o painel “Plantando Bananeira” de Cândido Portinari - que fica na lateral do prédio, um painel pintado por um artista plástico morador do Cantagalo, a biblioteca, as aulas de natação e a iniciativa Balcão de Oportunidades.

No fim da tarde, os alunos foram até a praia praticar esportes como futebol, frescobol e rugby e tomar um maravilhoso banho de mar. Como esta foi à primeira visita dos alunos de Paciência à Ipanema e, consequentemente, a sua praia, o dia não poderia ter terminado de melhor forma.




Bairro Educador
Essa trilha é parte integrante das trilhas educativas que já acontecem nas escolas desde o início do ano letivo. O objetivo é promover a integração entre as escolas, discutir a qualidade de vida e ampliar o leque de oportunidades nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer.
No projeto Bairro Educador, a educação de qualidade está diretamente ligada ao bem viver de todas as comunidades, a partir da comunidade escolar. Trabalha-se para uma educação integral, que envolve dimensões intra e extra-escolares. 
O tema qualidade de vida traz consigo questões objetivas e subjetivas. Objetivas por estar no campo dos direitos fundamentais e por ter relação com o contexto socioeconômico que interfere nas oportunidades de acesso aos bens e às conquistas sociais, e subjetivas porque também implica o significado e a compreensão dos sujeitos quanto aos valores sociais.
Pensar esse conceito, a partir da proposta de ensino integral das escolas municipais, implica considerar um conjunto de fatores que se referem às condições sociais nas quais se desenvolve a vida do aluno, que influenciam positiva ou negativamente na sua qualidade de vida. Dentre eles, a atenção e o acesso à saúde, a vivência de práticas de esporte e lazer e os cuidados com o meio ambiente, se relacionando com possibilidades de experimentações, escolhas, acessos e exclusões de diferentes segmentos da juventude e estreita relação com aspectos do desenvolvimento integral.
A legislação vigente no Brasil assegura a oferta do esporte em três dimensões distintas: esporte educacional, esporte de lazer ou recreativo e esporte de alto rendimento. Porém, o debate sobre os direitos de adolescentes e jovens às dimensões do esporte e do lazer é recente, e a compreensão destes temas, como matrizes articuladoras da ação, não está consolidada. Mais recente ainda é a afirmação do lazer enquanto objeto de políticas públicas, não se restringindo somente ao esporte.
A metodologia pensada para esta iniciativa busca trabalhar essas três dimensões:
1º ) Esporte educacional – o projeto Bairro Educador  têm trabalhado junto as escolas descritores selecionados das Orientações Curriculares voltados para o tema esporte. Além disso, o tema esporte tem sido pautado para sensibilização da importância da inclusão, as desconstruções de estereótipos, prevenção de bullying e, na perspectiva de formação política e amadurecimento da cidadania, o projeto tem discutido junto aos alunos políticas públicas de esporte e grandes eventos como olimpíadas e copa do mundo.
2º) Esporte ou lazer recreativo – O Projeto Bairro Educador tem promovido passeios com o objetivo de ajudar na democratização do acesso ao esporte cultura e lazer, bem como, luta e busca apoio para a melhoria e ampliação da infra-estrutura das instituições escolares públicas. Para ilustrar, temos como exemplo a quadra de vôlei de praia, na Escola Municipal Manoel Porto Filho, em Paciência. A quadra foi uma parceria entre o Bairro Educador, o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, Globo Rio e Confederação Brasileira de Voleibol, com total destaque para os estudantes que trabalharam em toda a pré-produção para a chegada da quadra. O Bairro Educador de Paciência exalta a questão da prática do esporte e sempre estimula suas escolas a pensar de que maneira podemos aliar esporte e educação para melhoria do aprendizado. Partindo desse exercício, com o apoio total de 16 professores de educação física, surgiu o Comitê Esportivo do Bairro Educador de Paciência - CEBEP - responsável por desenvolver propostas que unem Esporte (através da Educação Física) com outras disciplinas. Elementos culturais do bairro, principalmente nas Comunidades do Cesarinho e do Gouveias, foram identificados imediatamente por esses professores. Hoje, o CEBEP se torna um modelo de organização na região da 10ª CRE com reconhecimento dentro da própria SME. Mostrando como a Educação Física pode desenvolver o ambiente escolar, a autoestima do aluno e da própria comunidade.
3º) Esporte de alto rendimento – Através de parcerias do Bairro Educador com instituições como o Portal Memória Olímpica, Escola de Remo do Flamengo, Escola de Remo do Botafogo, Academia NobreArte de Boxe, Favela Surf Clube, e Projeto AfroCirco do AfroReggae, os alunos estão tendo a oportunidade de participarem de oficinas e centros de treinamento para vivenciarem as práticas de esporte como possível profissão. Bolsas estão sendo oferecidas para os alunos que forem selecionados.

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