A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CIEP Nelson Hungria promove "Dia da Família" com apoio do BE Paciência

O Bairro Educador de Paciência em parceria com a Direção do CIEP Dr. Nelson Hungria promoveu o evento “Sábado em Família”, no qual aconteceram atividades voltadas para os pais e para os filhos.
Os alunos da escola participaram da Roda de Capoeira, com o Mestre Dioro, oficineiro do Projeto ‘Mais Educação’. Ainda houve Roda de Samba e Maculelê.
Roda de Capoeira
Após as apresentações, os responsáveis foram para o auditório da escola onde participaram de duas palestras, uma com a Psicóloga Ana Carolina, e a outra com o Advogado Lucas Lessa. Durante a palestra, que contou com uma ótima participação dos responsáveis, foram levantadas questões sobre comportamento escolar, agressão, falta de motivação da criança em relação aos estudos, direitos e deveres dos responsáveis, entre outros temas.
Pais durante a palestra
Enquanto aguardavam os responsáveis, as crianças que foram à escola, assistiram o filme “O Doutor Dentuço”, que falava sobre higiene bucal, destacando a importância de cuidar bem dos dentes para evitar a cárie e gengivites. Ao final do filme, a Gestora de Projetos Rejane da Silva debateu sobre o filme com os estudantes, perguntando o que eles tiraram de lição e se agora já sabiam como cuidar dos dentes. Todos ganharam um kit com escova e pasta de dente.
Alunos durante o filme Doutor Dentuço
Em outra sala da escola houve contação de histórias infantis com a professora Lúcia. Durante a atividade a professora ia interagindo com os jovens conforme os fatos iam ocorrendo nas histórias. Era possível ver a felicidade estampada no rosto de cada um dos presentes, que demostravam isso com diversos sorrisos. Lauana Merces, Gestora de Projeto do BEP, também participou desta ação e contou a história da Dona Baratinha.
Gestora de Projeto Rejane debatendo o filme com os alunos
Para Lucas Lessa, participar de um evento como este é muito interessante. “Acho que esses encontros são muito importantes tanto para os pais quanto para a escola. Muitas pessoas que estão aqui não podem conseguir uma orientação jurídica e a presença de um advogado na escola pode esclarecer muitas coisas”, afirmou.

Já para Fagner Dantas, pai de aluno do 5º ano, essas atividades são fundamentais, já que muitos responsáveis por conta do excesso de trabalho não podem ser mais participativos no dia a dia da escola. “Por conta do meu trabalho acabo não sabendo, em certos momentos, como meus filhos estão indo na escola, como agir com eles e muitas vezes não percebemos mudanças. O dia de hoje, foi bom, pois a direção nos chamou e falou como eles estão indo no colégio e agora já sei o que cobrar e como agir”, disse.
Oficina de Contação de Histórias
O dia de hoje tem tudo para que seja o primeiro de muitos outros encontros com presenças de advogados e psicólogos na escola para dar o suporte necessários as famílias. "Acredito que pela empolgação e  integração dos pais nas atividades teremos mais encontros. Deu pra perceber que eles se sentiram seguros, confiando nas pessoas. Porém precisamos melhorar mais, buscar outras alternativas porque ainda há alguns pais que precisam se aproximar mais da escola", afirmou a diretora Elza.


A atividade terminou com um grande almoço na qual participaram os pais, a equipe do Bairro Educador Paciência e os funcionários da escola.

4 comentários:

  1. Parabéns ao Bairro Educador de Paciência. Esse trabalho com os pais é muito importante.
    bjs
    Guaraciara

    ResponderExcluir
  2. até q dia o colégio ainda terá alguém pois preciso pegar a declaração de escolaridade do meu filho

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!!Sei que voces sempre foram ótimos
    beijos
    uma ex professora

    ResponderExcluir
  4. parabens a todos desde os diretores e todos os professores e professoras tenhos dois filhos ai e nao tenho de que reclama minha filha ja tem 5 anos que estuda ai meu filho ja faz 3 anos que estuda ai obrigado muito obrigado por cuidar dos meus filhos e me ajudar a educar assina isabel.

    ResponderExcluir