A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Evento de celebração do 1° ano do BECA

Na última sexta-feira (10/12), as Escolas e Creches Municipais do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA) comemoraram o primeiro ano do projeto. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio e contou com uma série de serviços oferecidos por instituições parceiras do BECA e para toda a comunidade que se fez presente.

Fazem parte do BECA: as Escolas Prof. Mourão Filho, Prof. AffonsoVarzea, Rubens Berardo, Henrique Foréis, Profª Vera Saback Sampaio, Nereu Sampaio e Jardim Guadalajara, as Creches José Vieira da Silva e Nova Brasília e o E.D.I Dona Lindu. Vale destacar ainda, o total apoio da 3° Coordenadoria Regional de Educação para todas as atividades do Bairro Educador Complexo do Alemão.




O evento contou com os seguintes serviços: higiene bucal e orientações – realizadas por profissionais da Fundação Bio-Rio e Clínica da Família Zilda Arns, inclusive com um escovódromo; serviço de apoio à criança e adolescente vítima – profissionais do Projeto 123 Alô!, do Instituto Noos; orientações e atendimento social feito por profissionais do CREAS Janete Clair e CRAS Tia Ruth; orientações e inscrições para a ‘Escola do Alemão’ – Projeto de capacitação online em informática para moradores do Complexo do Alemão; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência com orientações sobre seus programas; o Programa Cozinha Brasil do SESI/FIRJAN, que ofereceu uma oficina de Orientação Alimentar para os pais e responsáveis; EOSS Consulting que realizou uma oficina de empreendedorismo com trinta mães com perfil empreendedor.

Nas salas de aula, oficineiros, professores e gestores do projeto Bairro Educador realizaram uma série de atividades com os estudantes: oficinas de dança, desenho, yoga, contação de histórias, produção de mosaicos, trabalhos com argila, confecção de máscaras de carnaval e fotografia – onde os alunos participantes fizeram registro do evento. 



O lazer ficou garantido com a presença da equipe da Cidade das Crianças que trouxe para a escola equipamentos como cama elástica, mini-basquete e futebol, bola mania com balões infláveis, entre outras brincadeiras. As crianças também tiveram direito a picolé e pipoca, sendo esta última oferecida pelo pipoqueiro da comunidade, carinhosamente conhecido como Seu Paulinho.

Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos se emocionaram e se divertiram com a chegada do Papai Noel, levado pelo ‘Seu BECA’ – personagem criado para o “Degusta, Alemão!”, evento de culinária pedagógica realizado em novembro. Durante a chegada do Seu Beca e do Papai Noel, todos cantaram juntos a canção “Nunca pare de sonhar” (Gonzaguinha) simbolizando um pedido de paz.



Durante o evento, a grande presença dos estudantes e responsáveis mereceu destaque. Enquanto as crianças participaram das oficinas, brincadeiras e apresentações, os pais aproveitaram os serviços oferecidos e concorreram a brindes oferecidos pelas Escolas, CRE e Bairro Educador. Entre os brindes, destacamos camisas do Bairro Educador, chaveiros, brinquedos e cestas para ceia de Natal.

Para finalizar, o evento de celebração do 1° aniversário do BECA terminou em clima de carnaval. Todos caíram no samba ao som da bateria da Escola Municipal Nereu Sampaio (Projeto “Escola de Bamba”), premiada pelo melhor samba de esquenta, entre todas as escolas da rede municipal de ensino. A intérprete do samba foi a Jandira, Educadora Comunitária da escola e mãe da intérprete oficial do grupo.

2 comentários:

  1. Maravilhoso!
    Pena que eu não pude estar lá.
    Mas mesmo assim, estamos juntos.

    bjs
    Guaraciara

    ResponderExcluir
  2. Linda festa! Um projeto fantástico que resgata a esperança de uma educação sólida e promissora. Estas crianças serão nossos juízes, médicos, professores e representantes do amanhã.
    Muito obrigada pela existência destas pessoas que tem a essência do bem.
    Michelle Sforzin

    ResponderExcluir