A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


Neste período de férias escolares, informamos aos nossos parceiros e leitores que estaremos trabalhando internamente. Estamos nos preparando para o próximo ano letivo, definindo questões como a contratação de novos profissionais para os novos bairros.

Estaremos de volta às escolas a partir de janeiro.



sábado, 18 de dezembro de 2010

Festa de Natal no CIEP 1º de Maio

Na última sexta feira, 17 de dezembro, ocorreu festa de encerramento com a entrega de presentes de natal no CIEP 1º de Maio (BE Santa Cruz). Foi lindo e emocionante ver a alegria estampada no rosto das crianças cada vez que era chamado para receber seu presente das mãos de Papai Noel.
Durante a entrega dos presentes, Sueli Pontes Gaspar, diretora do CIEP, fez um discurso emocionante em agradecimento a todos que colaboraram na realização deste sonho, agradecendo a equipe do Bairro Educador (Gestora de Núcleo Karina Trotta, Gestores de Projeto Herbert Borges e Isabel Assis), que ficou responsável por conseguir os padrinhos para presentear os alunos da Educação Infantil com roupas, brinquedos e calçados e também aos Correios, que se empenharam na mobilização do projeto tornando real os pedidos de presentes na maioria brinquedos.



Isabel Assis e Karina Trotta
 A Diretora ainda agradeceu a todos que participaram da festa que alegrou as crianças "Agradecemos a todos que direta e indiretamente colaboraram na realização do sonho de nossas crianças", afirmou.
Segundo Sueli, o Projeto Papai Noel dos Correios, uma parceria oferecida pela Secretária de Educação Claudia Costin somou , com a parceria maravilhosa do Bairro Educador Santa Cruz  na Campanha de Apadrinhamento de Natal, veio tornar real o sonho das crianças da escola.
Chegado dos presentes no CIEP
Elaine, Karina e Isabel

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Antares recebe visita do Papai Noel

Uma grande festa! Assim podemos resumir a visita do Papai Noel à Creche Municipal Sempre Vida Antares (BE Santa Cruz) na última quarta-feira (15). A festa começou cedo na escola com a apresentação da Música que foi apresentada no festival de Creches da 10ª CRE, Lirirrixa, do Babado Novo. 

  
O Papai Noel chegou à escola contagiando a todos. Antes de visitar as salas para entregar os presentes dos pequenos ele parou no pátio para fazer a alegria dos presentes. Logo após  ele visitou as sala de aula. A primeira que recebeu a visita do Papai Noel foi a turma EI-30.  Durante a entrega dos presentes era possível ver a felicidade estampada no rosto de cada criança. Cada vez que um pequeno era chamado para ir buscar seu presente todas os outros faziam uma festa gritando o nome do coleguinha.
Durante a entrega dos presentes, Paulo, pai educador da creche fez um discurso emocionado, agradecendo o Bairro Educador, que ficou responsável  por conseguir os padrinhos para doar roupas, brinquedos e calçados . "Obrigado por estarem ajudando nossa creche e abençoando nossas crianças. Vocês vieram para nos iluminar, se tornaram anjos em nossa vidas. A equipe do Bairro Educador de Santa Cruz é maravilhosa, nos trazem paz, amor e alegria", afirmou.

A cada sala visitada sorrisos e esperanças de um fim de ano mais feliz eram deixados. Todos estavam contente com a visita do bom velhinho. As crianças que ganharam presentes, a equipe da escola pela satisfação de missão comprida e a equipe do BE por ter contribuído por proporcionar um fim de ano mais feliz para todos.

"É muita emoção presenciar este momento. Estou realizada, a missão foi cumprida.  Essas crianças estão felizes e merecem. Encerrar o ano com um evento como este é especial". disse Rosane, diretora da creche

O Bom Velhinho não esqueceu a equipe da escola. Todos receberem de presente do Papai Noel a camisa do Bairro Educador, o que agradou a todos.

A direção da escola preparou uma linda festa para a equipe do Bairro Educador de Santa Cruz (Gestora de Núcleo Karina Trotta, Gestores de Projeto Herbert Borges e Isabel Assis) como forma de agradecimento pela parceira bem sucedida firmada durante o ano. Durante a festa, a diretora Rosane falou sobre o que o BE representa para ela. "O BE foi uma injeção de gás no meu trabalho. Aumentaram minha auto-estima, melhoraram o dia a dia da escola com boas idéias, muita vontade; O espírito da equipe é contagiante. vocês são meu exemplo", finalizou.

Para a Gestora de Núcleo do BE Santa Cruz, Karina Trotta, o maior ganho foi conseguir mobilizar144 pessoas para apadrinhar crianças e tudo graças ao espírito de solidariedade do Natal. Agora as pessoas conhecem a comunidade que antes era esquecida e abandonada.

Na trilha do Cantagalo

O Bairro Educador Cantagalo, em parceria com o Oi Futuro, realizou o projeto Arte na Trilha com os alunos da E.M. Marília de Dirceu e do CIEP Pres. João Goulart. Durante os três meses de oficinas, os alunos sinalizaram com arte uma trilha que liga as duas escolas.

Os alunos marcaram o caminho com pegadas no chão e placas com desenhos, tudo criado e produzido por eles mesmos.


Participaram da caminhada, além dos alunos, as diretoras das duas escolas, a equipe da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, onde foram realizadas as oficinas, parceiros e moradores da comunidade.



No final da caminhada, música, mate limão e biscoito globo esperavam os "trilheiros", fazendo a alegria da criançada.
O Bairro Educador agradece ao Afroreggae e UPP pela contribuição para o evento. Nosso agradecimento especial ao líder comunitário Waldney, que arrasou nas carrapetas, e aos educadores e monitores da Oi Kabum!, pela parceria e enorme dedicação.




 Esperamos que essa trilha abra novos caminhos para as duas escolas e para a comunidade do Cantagalo.

Papai Noel visita CIEP Luiz Carlos Prestes

Na manhã do dia 15 de dezembro o pátio do CIEP Luiz Carlos Prestes (BE CDD) se encheu de expectativa e sonhos com a visita do Papai Noel dos Correios, que chegou trazendo os presentes solicitados nas 359 cartas que foram escritas pelos alunos da escola.

Papai Noel pronto para distribuir os presentes 
As mães também estavam ansiosas e ajudaram a carregar os presentes até o local onde o Papai Noel ficaria. A Tia René, professora de música cantou diversas músicas com as crianças, enquanto os presentes chegavam deixando o ambiente ainda mais alegre. Após a entrega via-se a felicidade das crianças em abrir seus presentes.
Os pais ajudando na arrumação do local

Era possível ver a felicidade no rosto de cada criança


Mural preparado pelos alunos


todos aguardando a chegada do Papai Noel

As diretoras também ajudaram na entrega dos presentes.
A festa de Natal foi muito significativa pois pode levar um pouco mais de alegria para as crianças da Cidade de Deus.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Festa de Natal no BE Borel

Banda da PM
O CIEP Antoine Magarinos Torres Filho (BE Borel), recebeu na última sexta-feira (10) a banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Papai Noel dos Correios, durante sua festa de encerramento.

Na parte da manhã, a banda da PM apresentou  músicas como a pantera cor de rosa, o pica-pau e outras mais. Foi um verdadeiro show, um som de primeira, no qual as crianças interagiram, reconhecendo e cantando algumas musicas

Ao fim da apresentação, a diretora do CIEP, Lenita, entregou uma placa de homenagem à banda da PM. Ela fez um discurso emocionado, contando sobre a felicidade de poder receber os policiais sem ter que ficar preoucupada devido a ameças antigas.

Homenagem à PM
Já na parte da tarde, foi a vez do Papai Noel dos Correios aparacer na escolas com lindos presentes para as crianças.  Foi um dia muito feliz, todas as crianças saíram com presentes como bicicletas, skate, carrinhos de controle remoto, bonecas, helicóptero com controle remoto, bolas jabulanes, etc.

Alunos aguardando o Papai Noel
Papai Noel fazendo a alegria da criançada
Toda essa festa foi devido ao projeto dos Correios, no qual as crianças enviam cartas para a empresa, que procura padrinhos para doarem os presentes. Alguns dos padrinhos foram ao CIEP e assistiram toda a festa. 

Alguns dos padrinhos presentes à festa
Durante a entrega dos presentes a Diretora Lenita com muito humor chamou um a um para pegar o presente com o papai noel ao som de músicas de Natal, do teclado do professor de Educação Musical, Sydney. As crianças do coral acompanharam as músicas.

Sydnei com seu Teclado
Foi um dia de muito trabalho, principalmente pela equipe administrativa que se dedicou muito para que tudo desse certo e nenhuma criança saísse sem presentes.

Ao fim do dia era possível perceber a felicidade estampada no rosto de cada criança ao carregar seu presente para a casa. Foi bom ver que as crianças receberam os seus presentes e ficarem felizes quando  outra criança recebia um presente legal também.
 

Já com os presentes

Já no dia 15 de dezembro, o CIEP realizou a formatura de duas turmas do 5º ano, num total de 48 alunos. Durante o evento os formados receberam os certificados e após houve um almoço de confraternização dos professores e alunos, com seus respectivos responsáveis.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Evento de celebração do 1° ano do BECA

Na última sexta-feira (10/12), as Escolas e Creches Municipais do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA) comemoraram o primeiro ano do projeto. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio e contou com uma série de serviços oferecidos por instituições parceiras do BECA e para toda a comunidade que se fez presente.

Fazem parte do BECA: as Escolas Prof. Mourão Filho, Prof. AffonsoVarzea, Rubens Berardo, Henrique Foréis, Profª Vera Saback Sampaio, Nereu Sampaio e Jardim Guadalajara, as Creches José Vieira da Silva e Nova Brasília e o E.D.I Dona Lindu. Vale destacar ainda, o total apoio da 3° Coordenadoria Regional de Educação para todas as atividades do Bairro Educador Complexo do Alemão.




O evento contou com os seguintes serviços: higiene bucal e orientações – realizadas por profissionais da Fundação Bio-Rio e Clínica da Família Zilda Arns, inclusive com um escovódromo; serviço de apoio à criança e adolescente vítima – profissionais do Projeto 123 Alô!, do Instituto Noos; orientações e atendimento social feito por profissionais do CREAS Janete Clair e CRAS Tia Ruth; orientações e inscrições para a ‘Escola do Alemão’ – Projeto de capacitação online em informática para moradores do Complexo do Alemão; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência com orientações sobre seus programas; o Programa Cozinha Brasil do SESI/FIRJAN, que ofereceu uma oficina de Orientação Alimentar para os pais e responsáveis; EOSS Consulting que realizou uma oficina de empreendedorismo com trinta mães com perfil empreendedor.

Nas salas de aula, oficineiros, professores e gestores do projeto Bairro Educador realizaram uma série de atividades com os estudantes: oficinas de dança, desenho, yoga, contação de histórias, produção de mosaicos, trabalhos com argila, confecção de máscaras de carnaval e fotografia – onde os alunos participantes fizeram registro do evento. 



O lazer ficou garantido com a presença da equipe da Cidade das Crianças que trouxe para a escola equipamentos como cama elástica, mini-basquete e futebol, bola mania com balões infláveis, entre outras brincadeiras. As crianças também tiveram direito a picolé e pipoca, sendo esta última oferecida pelo pipoqueiro da comunidade, carinhosamente conhecido como Seu Paulinho.

Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos se emocionaram e se divertiram com a chegada do Papai Noel, levado pelo ‘Seu BECA’ – personagem criado para o “Degusta, Alemão!”, evento de culinária pedagógica realizado em novembro. Durante a chegada do Seu Beca e do Papai Noel, todos cantaram juntos a canção “Nunca pare de sonhar” (Gonzaguinha) simbolizando um pedido de paz.



Durante o evento, a grande presença dos estudantes e responsáveis mereceu destaque. Enquanto as crianças participaram das oficinas, brincadeiras e apresentações, os pais aproveitaram os serviços oferecidos e concorreram a brindes oferecidos pelas Escolas, CRE e Bairro Educador. Entre os brindes, destacamos camisas do Bairro Educador, chaveiros, brinquedos e cestas para ceia de Natal.

Para finalizar, o evento de celebração do 1° aniversário do BECA terminou em clima de carnaval. Todos caíram no samba ao som da bateria da Escola Municipal Nereu Sampaio (Projeto “Escola de Bamba”), premiada pelo melhor samba de esquenta, entre todas as escolas da rede municipal de ensino. A intérprete do samba foi a Jandira, Educadora Comunitária da escola e mãe da intérprete oficial do grupo.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma Vila de Sorriso e Felicidade!

Alunos durante atividades da equipe da Cidade das Crianças
O lançamento do Bairro Educador Vila Cruzeiro (BEVIC), nesta sexta-feira, no CIEP Gregório Bezerra, foi marcado por muita alegria e emoção. Durante o evento era possível observar a felicidade dos presentes que aproveitaram cada stand montado no local. 

As atividades começaram às 8h, com a chegada dos parceiros e equipe do BE, que promoveram diversas atividades duarante o dia.  A abertura do evento ficou por conta da companhia CET-RIO, que apresentou para os alunos a peça "O Guarda Anjo", que falava a importância de respeitar as sinalizações e sobre os cuidados que devemos ter com o trânsito.

Logo após, houve apresentação de dança, com as alunas das escolas da região, que fazem parte do grupo do Centro Social da Vila Cruzeiro. 
Apresentação do grupo de dança
Fazem parte do Bairro Educador Vila Cruzeiro as seguintes escolas: CIEP Deputado Brandão Monteiro; CIEP Gregório Bezerra, as Escolas Municipais Joracy Camargo, Eleonor Coelho, Monsenhor Rocha, Bernardo de Vasconcelos, São Vicente e as Creches Municipais Caracol, Betinho, Carlos Drummond de Andrade e Creche Tempo de Aprender.

Um dos pontos altos do lançamento foi a apresentação da Banda de Percussão dos alunos do CIEP Gregório Bezerra. Na hora da apresentação, o Prefeito Eduardo Paes, e a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, sentaram no meio dos alunos e ficaram encantados com o que presenciaram. O prefeito ainda elogiou o trabalho feito pelos professores das escolas da Vila Cruzeiro. "É muito bom saber e ver que o trabalho feito por esses heróis que trabalham na alegria e na tristeza, no amor e na guerra,  vem sendo feito com muito amor e suor", afirmou.

Prefeito e Secretária durante apresentação
Diversos parceiros também estiveram presentes: o projeto Dentista da Bem, fazendo a triagem dos alunos das escolas da região, o projeto Saúde Móvel oferecendo escovação, oftalmologia, clínica móvel e aferição de pressão e glicose, a Cidade das Crianças promovendo brincadeiras como atividades na cama elástica, bola mania, entre outros. 
Projeto Saúde Móvel

Joaquim Monteiro, Subsecretário de Relacionamento com o Cidadão (SECONSERVA) explicou o trabalho que sua equipe está fazendo na comunidade. "A nossa parceria com o Bairro Educador nos motivou a criar um folheto com as empresas que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação, para que as pessoas possam utilizar os serviços já existentes. Queremos ouvir o cidadão, aproximá-los da cidade, torná-lo mais próximo da comunidade", disse.

O projeto Bairro Educador também foi comentado pelas diretoras das escolas. "Neste momento esse evento é importante para que a comunidade veja que está acontecendo algo, que há perspectiva de melhora, de mudanças", afirmou Cristina, diretora da Creche Municipal Carlos Drummond de Andrade.
Telma Teixeira, Ana Cristina e Márcia (Diretoras)

Opinião semelhante teve Telma Teixeira, da E.M. Joracy Camargo. - "Essa parceria irá trazer benefícios para os alunos e para a comunidade, facilitando o aprendizado dos alunos".

Oficina de Pintura
O Instituto NOOS com o Projeto 1,2,3 Alô! A voz da criança e do adolescente. A Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) prestando esclarecimento dos serviços oferecidos aos moradores. O NEATES marcou presença trazendo esclarecimento sobre a economia solidária. O SESI com a Cozinha Brasil e seu programa de educação alimentar.

O evento contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes, da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin, do Vereador Jorginho S.O.S, do Subsecretário de Relacioamento com o Cidadão da SECONSERVA (Joaquim Monteiro), de Claudio Vieiralves, Coordenador do Projeto Saúde Móvel. 

Prefeito tocando com o grupo de percussão

sábado, 11 de dezembro de 2010

Escola da Maré elogia parceira com o Bairro Educador

A Escola Municipal IV Centenário (BE Maré), encaminhou uma carta ao Bairro Educador falando sobre a parceria. Confira abaixo o texto na íntegra.

"A parceria da escola com o BEM deu bons frutos, pois os alunos que aprenderam a alimentar o blog, ficaram mais antenados nas atividades desenvolvidas pelas outras turmas e com vontade de comentá-las. As 
turmas que participaram do passeio ao Jardim Botânico ficaram  encantada com a beleza do lugar. É só ver as fotos. 
Visita ao Jardim Botânico

Oficina de Blog

Nós professores curtimos muito a oficina de bonecas Nana Ori e produzimos lindas bonecas para a exposição. A Equipe Técnico-Pedagógica da Escola  IV Centenário agradece o apoio  da equipe do BEM e deseja a todas um Natal de Paz e um Ano Novo de  grandes parcerias".

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E.M. Helena Lopes Abranches entra na rede

Diretora durante capacitação
Na último dia  dia 08/12 a diretora Patrícia, da E.M. Helena Lopes Abranches recebeu a visita de Thiago Maia, do setor de comunicação do Bairro Educador, para ser capacitada, e com isso, criar o blog da escola. 


Enquanto a diretora era capacitada, as professoras apresentavam uma peça de teatro para as crianças sobre o Natal com Mamãe Noel e Bruxas más que se tornavam boas. A peça falava sobre a importância da pessoa ser ela mesma e não mudar por causa de interesses. 

Professoras durante a peça

Mamãe Noel e as Bruxas Más


E MUITO MAIS...

Já no dia  9/12 aconteceu a culminância das oficinas do Projeto Mais Educação com apresentações de Karatê, Teatro,  Capoeira e Trabalho de promoções da Saúde.
Um dos destaques do dia foi quando o professor de Karatê, Sérgio, se emocionou e chorou com a despedida dos alunos do Acelera que estavam saindo da escola.
Apresentação de Karatê com professor Sérgio

Teatro sobre Saúde Bucal

Alunos explicando a cadeia alimentar



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CIEP Nelson Hungria promove "Dia da Família" com apoio do BE Paciência

O Bairro Educador de Paciência em parceria com a Direção do CIEP Dr. Nelson Hungria promoveu o evento “Sábado em Família”, no qual aconteceram atividades voltadas para os pais e para os filhos.
Os alunos da escola participaram da Roda de Capoeira, com o Mestre Dioro, oficineiro do Projeto ‘Mais Educação’. Ainda houve Roda de Samba e Maculelê.
Roda de Capoeira
Após as apresentações, os responsáveis foram para o auditório da escola onde participaram de duas palestras, uma com a Psicóloga Ana Carolina, e a outra com o Advogado Lucas Lessa. Durante a palestra, que contou com uma ótima participação dos responsáveis, foram levantadas questões sobre comportamento escolar, agressão, falta de motivação da criança em relação aos estudos, direitos e deveres dos responsáveis, entre outros temas.
Pais durante a palestra
Enquanto aguardavam os responsáveis, as crianças que foram à escola, assistiram o filme “O Doutor Dentuço”, que falava sobre higiene bucal, destacando a importância de cuidar bem dos dentes para evitar a cárie e gengivites. Ao final do filme, a Gestora de Projetos Rejane da Silva debateu sobre o filme com os estudantes, perguntando o que eles tiraram de lição e se agora já sabiam como cuidar dos dentes. Todos ganharam um kit com escova e pasta de dente.
Alunos durante o filme Doutor Dentuço
Em outra sala da escola houve contação de histórias infantis com a professora Lúcia. Durante a atividade a professora ia interagindo com os jovens conforme os fatos iam ocorrendo nas histórias. Era possível ver a felicidade estampada no rosto de cada um dos presentes, que demostravam isso com diversos sorrisos. Lauana Merces, Gestora de Projeto do BEP, também participou desta ação e contou a história da Dona Baratinha.
Gestora de Projeto Rejane debatendo o filme com os alunos
Para Lucas Lessa, participar de um evento como este é muito interessante. “Acho que esses encontros são muito importantes tanto para os pais quanto para a escola. Muitas pessoas que estão aqui não podem conseguir uma orientação jurídica e a presença de um advogado na escola pode esclarecer muitas coisas”, afirmou.

Já para Fagner Dantas, pai de aluno do 5º ano, essas atividades são fundamentais, já que muitos responsáveis por conta do excesso de trabalho não podem ser mais participativos no dia a dia da escola. “Por conta do meu trabalho acabo não sabendo, em certos momentos, como meus filhos estão indo na escola, como agir com eles e muitas vezes não percebemos mudanças. O dia de hoje, foi bom, pois a direção nos chamou e falou como eles estão indo no colégio e agora já sei o que cobrar e como agir”, disse.
Oficina de Contação de Histórias
O dia de hoje tem tudo para que seja o primeiro de muitos outros encontros com presenças de advogados e psicólogos na escola para dar o suporte necessários as famílias. "Acredito que pela empolgação e  integração dos pais nas atividades teremos mais encontros. Deu pra perceber que eles se sentiram seguros, confiando nas pessoas. Porém precisamos melhorar mais, buscar outras alternativas porque ainda há alguns pais que precisam se aproximar mais da escola", afirmou a diretora Elza.


A atividade terminou com um grande almoço na qual participaram os pais, a equipe do Bairro Educador Paciência e os funcionários da escola.