A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 14 de abril de 2012

Construindo, Resgatando e Transformando: A preparação do Grêmio Estudantil na E.M. Marília de Dirceu

Considerando a importância da participação dos alunos na vida da escola e da comunidade escolar, o Bairro Educador Cantagalo Pavão-pavãozinho está oferecendo oficinas para orientar a organização do Grêmio Estudantil e, assim contribuir, para o ensino integral, desenvolvimento pessoal, e formação de estudantes, enquanto cidadãos críticos, responsáveis, conscientes e atuantes na sociedade.

O conteúdo das oficinas enfoca a importância do coletivo, dos direitos e dos deveres numa perspectiva cidadã, dando ênfase às articulações e influências no contexto político, além de destacar o idealismo, a participação e a conquista da autonomia no Protagonismo Juvenil.

O Grêmio é uma forma de representação dos alunos dentro da escola. Provavelmente é a primeira organização democrática com a qual o jovem terá contato. A iniciativa foi idealizada pela diretora Jundiara Trindade, que acredita que na escola deve haver um espaço a ser ocupado pelos estudantes e, que o Grêmio Estudantil, pode propiciar aos alunos proveitosas experiências que muito contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e para a formação crítica, consciente, responsável, de ações nos diferentes campos - cultural, político e social, contribuindo para uma sociedade mais pluralista e democrática.

No seu sentido mais autêntico, a Proposta Pedagógica da E.M. Marília de Dirceu, junto à Trilha Educativa “É meu direito ter direitos”, aglutina todas as iniciativas que se constituem no âmbito escolar e, portanto, também a do Grêmio, norteando a busca de superação. Diretoras e professores que estão comprometidas com essa Proposta Pedagógica envolvem-se, igualmente, desenvolvendo vivências e práticas necessárias à concretização da função social da escola. Tal compromisso não significa tutela, paternalismo ou intromissão, mas, sim, predisposição com a finalidade de contribuir para o sucesso, disponibilidade, apoio às iniciativas dos alunos, abertura ao diálogo.

Isso mostra que dentro da proposta pedagógica da escola, o pressuposto básico é o de que aquilo que os alunos pensam, dizem e fazem é importante tanto para eles, que desenvolvem competências sociais, como para a escola, que avança na vivência de princípios democráticos. Dentro desse entendimento, o Grêmio Estudantil se estrutura no interior da escola não como oposição, mas como um parceiro que se posiciona frente aos problemas que a afetam e afetam a comunidade em que a escola está inserida.

Nessa primeira etapa, que antecedeu a data oficial de formação das chapas, os alunos já receberam orientações sobre legislação do Grêmio, regulamentos para a composição das chapas candidatas, cargos e funções, bem como os preceitos da eleição.


Já nessa semana serão construídos, junto à comissão eleitoral, os princípios éticos para campanha e a importância da criação de um estatuto a ser aprovado pelos alunos em assembléia convocada especificamente para essa finalidade.

Os alunos estão tão empolgados que, de forma autônoma e voluntária, já organizaram as chapas e as plataformas de campanha. Um aluno da escola também enviou, através da direção, um desenho para concorrer no concurso que elegerá a melhor arte para o cartaz do grêmio da SME.

Espera-se que a chapa que será eleita corresponda a toda essa expectativa da escola e faça uma boa representação dos alunos mas, também salientamos a necessidade de apoio de toda a comunidade escolar.

Nós, do Bairro Educador, ficamos felizes com a iniciativa e mobilização da direção, dos professores e  alunos da E.M. Marília de Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário