A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um novo olhar sobre as favelas



No último dia 20 de abril, no Centro Carioca de Design na Praça Tiradentes, a equipe do Bairro Educador participou do workshop sobre a organização da exposição: O Design da Favela que ocorrerá em outubro. Esta ação é uma parceria do CIEDS com a empresa Diálogo Design (Empresa de Comunicação e Design). A Exposição contará com a participação da Equipe do Bairro Educador para mapear objetos e criações que representam a criatividade típica de favelas, principalmente as cariocas.


Equipe CIEDS participando do workshop

O workshop contou com a presença de outros projetos do CIEDS como Pontes para o Futuro, Projeto PAIS, MOPE (Mobilização, Participação e Enfrentamento das DSTs e AIDS com lideranças comunitárias da Cidade do Rio de Janeiro), orientador familiar entre outros que também participarão da captação e identificação de objetos que podem ser utilizados na exposição.  Serão utilizados alguns critérios, para facilitar e normatizar o trabalho, pensando principalmente nas questões de invenção/ideia, função/utilidade, reciclagem/reutilização, estética/beleza.    


Projetos que participaram da formação

Durante a formação sobre o que é design, foram debatidas algumas questões como: o conceito, origens, histórias, reflexões de interpretações, imaginários e utilidades. A parceria será a catalogação de materiais para serem utilizados na futura exposição que será realizada no Rio de Janeiro.  O espírito é a combinação de velhos elementos reutilizados, ou melhor com outro olhar, novas utilidades. Alguns exemplos foram expostos como uma luminária de pet, escada com gavetas, luminárias de copos entre outras criações.


Escada com gavetas

Teremos por volta de um mês para identificar e fotografar os objetos, para que a equipe da empresa Diálogo faça os registros dos objetos e as autorizações com os autores. O objetivo  do trabalho principal é fazer um levantamento do entorno e mapear o intuitivo. Para ilustrar o trabalho foram mostradas diversas criações de ‘designers’ tipicamente de favelas. 


Sócios da empresa que promoverá a exposição

Por Simone Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário