A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Arte e cultura indígena nas escolas do Complexo do Alemão

Nos dias 17 e 18 de abril, durante a semana de comemoração do dia do índio, índios de 4 etnias distintas realizaram apresentações sobre sua cultura e levaram um pouco de seus costumes, histórias, danças e cantos, como forma de mostrar um pouco mais dos seus valores, para estudantes das Escolas Municipais Nereu Sampaio e Professor Mourão Filho, unidades escolares pertencentes ao BE Complexo do Alemão.

Índios Tapajó e Tucano se apresentando na Escola Municipal Nereu sampaio

A iniciativa faz parte do projeto Bagageiro da Arte, promovido pelo SESC de Ramos, que em parceria com o Bairro Educador conseguiu aproximar cerca de 1200 estudantes, dos turnos da manhã e tarde, do universo cultural de índios das etnias Guajajara, Fulni-ô, Tucano e Pataxó.

Durante a atividade os representantes de cada etnia faziam uma apresentação e em seguida se realizava uma roda de conversa, onde os estudantes e educadores tiraram várias dúvidas com os índios e trocaram informações sobre hábitos e cultura. O momento foi importante para derrubar preconceitos e desfazer equívocos quanto à concepção de índio divulgada pela mídia e vista nos livros.

Índios Guajajara se apresentando na Escola Municipal Nereu Sampaio

Na Escola Municipal Nereu Sampaio a atividade aconteceu no dia 17/04 e atendeu a 600 estudantes das turmas da Educação Infantil até o 6º ano. “Os alunos da escola tiveram a oportunidade de vivenciar um encontro real com a cultura indígena”, definiu a equipe gestora desta unidade escolar.

Alguns objetos utilizados pelos índios

“Cânticos, danças, costumes e histórias, foram contados ao vivo aos estudantes da Escola Municipal Professor Mourão Filho, ensinando-os a respeitar as diferenças”, define a diretora Terezinha de Jesus Nascimento e equipe. Além das crianças, alguns responsáveis também puderam ver a apresentação dos índios. No dia 18 de abril, também estiveram presentes, os estudantes da Educação Infantil da Escola Municipal Jardim Guadalajara, convidada para a atividade, que tiveram uma “experiência de vivência concreta, de muita alegria e conhecimento”, definiu o corpo docente da escola.

Apresentação dos Índios Funli-o


O Bairro Educador agradece ao SESC Ramos por proporcionar mais esta experiência de ampliação do universo sócio-cultural e educativo de nossos estudantes, contribuindo assim para uma educação integral e de qualidade para os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário