A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Uma Índia na Escola Municipal Morro dos Telégrafos


No dia 18 de abril, os estudantes da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, integrante do BE Mangueira, receberam uma visita surpresa. Em comemoração ao Dia do Índio, que ocorreu um dia antes na unidade escolar, houve a visita de uma índia da tribo Guarani para fazer uma atividade de contação de histórias de seu povo.

     
Toda a semana foi dedicada ao tema e como o trabalho que vem sendo desenvolvido envolve o incentivo à leitura através da contação de histórias, os estudantes embarcaram numa viagem pelo mundo indígena.
           
A unidade escolar montou uma exposição com vários instrumentos, desenhos e maquetes sobre os índios para receber a índia Melissa. A mesma, também levou utensílios de cultura indígena utilizados nas tribos, o que enriqueceu ainda mais o dia de atividades, onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena .


Melissa cantou músicas indígenas em vários momentos e usou dois mascotes para contar as histórias. A primeira foi contada por Caá, que em tupi significa mato ou floresta e a segunda por Erva Doce, seu amigo que recebeu esse nome por ser muito calmo. Caá contou como acontecem coisas misteriosas na floresta. Para mostrar a todos como são perigosas as visagens que acontecem em meio à mata, ele relatou a experiência que viveu uma vez quando foi caçar com sete amigos.


Os estudantes puderam conhecer algumas palavras típicas da língua tupi-guarani como: “arassary” (tipo de tucano), “araúna” (ave preta), “guaraetá” (árvore) e “Tupã” (Deus – espírito da Floresta).

Erva Doce contou a todos a história de Tarumã, índio que queria ter uma irmã e por isso, imaginava como seria se ela já tivesse nascido. Um dia, porém Tarumã decidiu dizer a todos que ele realmente tinha uma irmãzinha e por isso, fazia tudo em dobro.



Os estudantes ficaram entusiasmados com cada história contada e encantados com a presença de uma índia na escola. Este foi um dia de muito aprendizado sobre os costumes e tradições indígenas.

O Bairro Educador agradece a Melissa pela visita à unidade escolar e pela participação no Planejamento Pedagógico Anual e na Trilha Educativa “Pequenos Ouvintes, Futuros Leitores”.

Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário