A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Esporte e educação estão juntos na Vila Jurema

A comunidade da Vila Jurema, em Realengo, localizada a cerca de 50 km da orla do Rio de Janeiro, recebeu no último dia 13 de abril, jogadores do circuito mundial de Vôlei de praia, para a inauguração da quadra de Vôlei de Praia. A iniciativa é uma parceira do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, Globo Rio, Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva).
A atividade foi um sucesso e contou com a presença de quatro duplas brasileiras que prestigiaram os alunos e inauguraram a quadra com um jogo-exibição.

Atletas do vôlei de praia
Além dos atletas (Emanuel, Alysson, Thalita, Maria Clara, entre outros) a atividade contou com a presença do Secretário Municipal de Conservação, Carlos Osório, representantes da equipe do Projeto Bairro Educador, moradores locais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, dos quais 29 alunos eram do CIEP Thomas Jefferson (Unidade Escolar integrante do Bairro Educador Realengo), 25 do CIEP Henrique Teixeira Lott e 25 da Escola Municipal Corinto da Fonseca.

Alysson batendo bola com as crianças

Alunos do CIEP Thomas Jefferson

Carlos Osório explicou por que a comunidade da Vila Jurema foi escolhida para receber a quadra e o por que de uma quadra de Vôlei de Praia. “Decidimos fazer quadras em comunidades longes de praia, e queríamos começar em uma área pacificada. De todas as comunidades que já possuem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a do Batam/Vila Jurema é a mais longe da orla carioca”, disse.


Secretário de Conservação Carlos Osório e estudantes

A equipe do Projeto Viva Vôlei, projeto social da CBV,  ofereceu uma “Clínica de Vôlei, para os alunos da escola, ensinando os fundamentos básicos do esporte como saque, recepção, passe e bloqueio. Para Marco Aurélio, responsável pelo projeto, os alunos viveram um momento único. “Hoje foi um momento único para estas crianças que são as grandes estrelas do evento. Essa visita transformará a vida destes estudantes” falou.


Clínica de Vôlei
Opinião parecida tem Rejane Mattos, coordenadora pedagógica do CIEP Thomas Jefferson. “O contato dessas crianças com os atletas será importante porque eles estão conhecendo pessoas boas, que venceram na vida e que poderão se espelhar. Sem falar que é um espaço novo, que permitirá que os alunos tenham uma vida saudável e conheçam novas pessoas”.

Parceiros responsáveis pela construção da quadra
Após a Clínica de Vôlei, o locutor anunciou a chegada dos atletas, o que causou um grande alvoroço nos presente, que queriam uma foto, um autógrafo, um contato a mais dos atletas. Segundo Emanuel, Decacampeão Mundial e Campeão Olímpico, é muito importante para as crianças ter contato com os atletas. “A presença de atletas na inauguração da quadra traz esperanças de possibilidades, futuros e sonhos para que essas crianças vençam na vida através do esporte”, afirmou.
Para a gestora de projetos do Bairro Educador, Carmem Rosane, a conservação e manutenção do espaço público será bom para integrar os estudantes com moradores locais e de outras unidades escolares. "Esta quadra será um lugar de acesso fácil e está diretamente ligada às questões de cidadania. As crianças sabem que a partir de hoje poderão frequentar esse lugar com segurança, fazer novas amizades, se integrando com alunos de outras escolas, afirmou.
A próxima quadra será construída até o fim de julho em local ainda a ser definido.

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário