A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de junho de 2011

CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery e Creche Municipal Vitória da Paz vão às ruas em defesa do Meio Ambiente

Nesta quinta-feira, dia 02 de junho de 2011, o Bairro Educador deu mais uma demonstração de sua força e cumpriu um dos seus principais objetivos, que é explicitar o belo trabalho que as instituições de ensino promovem. Estamos falando, mais precisamente do CIEP Engenheiro Wagner Gaspar e da Creche Municipal Vitória da Paz, ambas localizadas no Bairro Vilar Carioca, e integrantes do Bairro Educador Inhoaíba.

Há alguns meses, a equipe do Bairro Educador local, em conversas com as equipes pedagógicas destas instituições, detectou que um dos maiores problemas da comunidade é justamente com a preservação do meio ambiente do bairro, e principalmente, o descarte errado do lixo. A partir disto começaram as idéias e a movimentação, sobre o que fazer e como fazer para frear e sensibilizar a comunidade. Um protesto? Oficinas de Meio Ambiente? Uma Passeata? Integração entre líderes comunitários? A idéia foi justamente mesclar todos estes itens, relatados acima.

Durante três semanas, precisamente nos dias 10, 19, 26 e 31 de Maio, a equipe do Bairro Educador local promoveu, no CIEP, oficinas de Meio Ambiente, com apresentação de vídeos, debates e resenhas sobre o tema. Estas oficinas, aconteceram nas turmas de 4º e 5º anos, de ambos os turnos, e foram desenvolvidos cartazes e placas, relativos ao tema, que seriam utilizados no dia da Passeata (onde todas as turmas participaram). Nestes momentos, contamos com o total apoio, compreensão e dedicação das professoras das respectivas turmas. Foram momentos em que, estimulamos a criatividade dos alunos e trabalhamos, em parceria, um tema tão relevante para a comunidade na qual estão inseridos, na qual vivem.   

Durante o tempo em que eram realizadas as oficinas, surgiam mais idéias, e para nossa sorte, mais parceiros também. Contamos com apoio da equipe do PSF local, que ajudou na divulgação da ação, além de fazer o controle do trânsito durante o evento. Contamos também com a participação de representantes da Associação de Moradores local, que nos cedeu um carro de som, que possibilitou maior mobilização durante o evento.


Voltando a Passeata, ficou decidido que a rota seria do CIEP até a Creche, onde haveria apresentações de ambas as instituições. No meio do caminho, além do barulho e gritos de protestos das crianças, foram observados potenciais divulgadores da ação, principalmente em locais de comércio, onde foram colados os cartazes, confeccionados durante as oficinas. Era possível observar também, o espanto dos moradores, com a enorme quantidade de pessoas caminhando, porém logo após este espanto inicial, era possível ver que mais e mais pessoas aderiam à multidão, ou no mínimo apoiavam a atividade.

 Chegando ao local das apresentações, a Creche Vitória da Paz fez uma apresentação muito bonita e emocionante, sobre a dengue, demonstrando o tamanho capricho das professoras que idealizaram a atividade. Já o CIEP fez duas apresentações, com paródias de músicas de sucesso. Eram canções que estavam de plena concordância com o tema e encantavam a todos que ouviam. Ao final das apresentações, foi iniciado o caminho de volta ao CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery, mas nada de desânimo pelo fim da atividade, as crianças demonstraram o mesmo entusiasmo inicial, cantando, conversando com moradores e familiares, colando cartazes, etc. Na chegada ao CIEP, o grupo “Pegando de Surpresa”, formado por trabalhadores da Comlurb, mais uma parceira da atividade, já estava esperando pelas crianças, e proporcionou um belo show de samba, finalizando com chave de ouro a atividade.
Por fim, esta foi uma ação educativa, que fez um apelo significativo pela preservação da natureza, valorização do bairro e da Escola, além da melhoria da qualidade de vida. Todos itens que fazem parte da metodologia e objetivos do Bairro Educador. Agradecemos imensamente a participação de todos, das Equipes Pedagógicas da Creche e do CIEP, da Equipe do PSF, da Associação de Moradores, dos moradores que abraçaram a causa, das professoras da Creche e do CIEP, e principalmente das Crianças, as grandes estrelas do evento.

Um comentário:

  1. Lindo trabalho! São estas ações desenvolvidas em nossas escolas que nos fazem orgulhosos por pertencermos ao Ensino Público ! Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir