A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Integração entre escolas dos BEs Maré e Manguinhos no Parque Estadual da Pedra Branca

No dia 21 de junho os estudantes do CIEP Ministro Gustavo Capanema e da Escola Municipal Professor Josué de Castro puderam aproveitar um dia inteiro de aprendizagem, integração e diversão no Parque Estadual da Pedra Branca.


A atividade realizada decorreu da parceria entre o Bairro Educador e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com a participação dos professores Janete Trajano (CIEP Ministro Gustavo Capanema) e Luiz Costa (Escola Municipal Professor Josué de Castro). Esta teve como objetivos complementar o Projeto Político Pedagógico de meio ambiente das escolas e construir uma integração entre os estudantes dos dois espaços por meio da circulação pela cidade, nesta caso, do conhecimento de uma Unidade de Conservação Estadual.


A aula-passeio foi completa. Inicialmente todos foram muito bem recepcionados pelos guias do Inea que informaram as regras para caminhar no Parque tais como não se alimentar durante o passeio nas trilhas, andar em fila e não fazer muito barulho para não irritar os animais.


Logo depois todos foram fazer um lanche para se prepararem para a caminhada nas trilhas do Parque.  As mochilas e demais utensílios ficaram na subida da floresta, guardados em um espaço disponibilizado pela equipe do INEA. Antes da subida, em roda, todos os estudantes falaram a respeito de suas expectativas quanto à atividade no Parque.


Em um clima de aventura produzido pela equipe de guias do INEA, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos a respeito da Mata Atlântica e sua biodiversidade, sobre o ciclo da água e a importância da preservação das florestas para a cidade.


Caminharam por trilhas no meio da floresta, pularam pedras e riachos, subiram e desceram montanhas, conheceram aquedutos e estações de tratamento de água do início do século XX, tudo isso com muita diversão.


Os estudantes também visitaram o Museu do Parque Estadual da Pedra Branca, no qual, além de conhecerem a história do Parque, puderam observar as espécies animais e vegetais ali existentes e que atualmente estão em extinção.


Na atividade sobre o Ciclo da Água, o guia Leonardo apresentou aos estudantes a importância da floresta para a manutenção do abastecimento de água da cidade. Mostrou algumas armadilhas para captura de animais que foram encontradas no Parque e um balão, retratando o perigo representado por este objeto para as florestas.


O momento e integração foi finalizado com um delicioso banho de cachoeira, no qual os estudantes puderam se divertir ainda mais e se refrescar. Depois deste, fizeram mais um lanche, seguido de uma roda de conversa com os professores e equipe do INEA, na qual falaram sobre o que aprenderam neste ensolarado dia.

Um comentário: