A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os Reis e Rainhas de um engenho feito de educação e futuro

Uma das questões que parece mais angustiar os adolescentes e jovens refere-se às futuras possibilidades de estudo e de carreira profissional: “O que eu quero ser?” “Será que vale à pena continuar estudando?”, “No futuro, quais as possibilidades que tenho de estar trabalhando e não ficar desempregado ou ficar em um trabalho ruim?”, “Vale à pena fazer uma faculdade?”, “E o ensino técnico?”, “Como compensar a falta de experiência profissional quando se é jovem?”.


Para o Bairro Educador, o desenvolvimento de estratégias próprias e de apoio à escola para que essa se torne um espaço de interesse para os estudos e para a vida dos estudantes, dos responsáveis e de toda a comunidade é um aspecto central do trabalho planejado e realizado. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, diz um provérbio moçambicano. Esse pensamento é uma das idéias-força do Bairro Educador e é através dessa idéia que o Projeto Trilhas Profissionais foi pensado.


Trilhas Profissionais é um projeto construído coletivamente por professores da Escola Municipal Eurico Salles, principalmente a Professora Fernanda Correa da disciplina de História, no bairro de Engenho da Rainha, em conjunto com o Bairro Educador. A proposta do projeto trilhas profissionais é propiciar aos estudantes da escola, mas especialmente aos do oitavo e nono ano, a partir da última semana de maio até outubro, uma série de encontros, atividades e momentos de reflexão sobre projetos de vida e trabalho. A idéia surgiu a partir de uma aula da Professora Fernanda Correa da disciplina de história onde a mesma estava trabalhando com estudantes a diferença de trabalho formal e trabalho informal e durante a aula chamou sua atenção as poucas perspectivas de estudo dos estudantes e das muitas dúvidas que eles tinham. 
 

Assim surgiu a trilha educativa “Trilhas Profissionais”, na 1ª etapa do projeto a professora trabalhou com os estudantes sobre projetos de vida e abordou o tema das profissões, perguntando aos estudantes quais profissões eles gostariam de seguir e quais profissões gostariam de saber um pouco mais. A partir das profissões apontadas pelos estudantes começamos a buscar os profissionais para a proposta da Feira de Profissões, enquanto isso o tema continuou sendo trabalhado em sala de aula por professores.


A 2ª etapa da trilha foi realizada no dia 26/05 com as turmas de 9º ano, aplicando o programa “As vantagens de permanecer na escola" uma parceria do Bairro Educador e Junior Archievement. Para estimular, de forma lúdica, a percepção da importância da escola e dos estudos para as perspectivas de vida.


O programa é dividido em cinco momentos onde cada momento trabalha alguns conceitos importantes com os estudantes. Importante ressaltar que a aplicação do jogo foi feita pela gestora de projeto Débora Targino e as Funcionárias – voluntárias do MetrôRio Raquel Manso, Natasha Costa, Renata Damasio que receberam a capacitação para aplicar o programa e apoio dos professores que estariam em aula no dia 26/05, quinta -feira.


O programa é dividido em etapas. Cada etapa trabalha alguns conceitos como: projeção para futuro em relação à escolaridade, relação grau de instrução e salário, confecção do próprio orçamento (uma das partes que os estudantes mais se gostam de fazer) e finalizam a atividade fazendo uma discussão da importância dos estudos, das vantagens e desvantagens de permanecer estudando. Ao final da atividade os estudantes percebem que a educação é o melhor caminho para conseguir alcançar seus êxitos pessoais.
A equipe do Bairro Educador agradece à Direção da E. M. Eurico Salles, aos professores que apoiaram a atividade, as voluntárias do metrô e à Jr. Achievement, pela parceria que permitiu que esta atividade fosse realizada.


Pelas razões expostas, uma das questões mais importantes desse projeto é trabalhar a idéia e o valor que a educação pode conferir para ampliar os repertórios e as possibilidades para a vida. Assim, na perspectiva de ampliar as possibilidades de trabalhar educação integral e pensando a trilha educativa “Trilhas Profissionais” foi proporcionado a oito estudantes de 8º e 9º ano uma oficina de comunicação aonde foram trabalhados conceitos de fotografia, a importância da escrita no trabalho de comunicação, além de estimular os estudantes a trabalharem em equipe. A proposta da oficina foi de formar a equipe de comunicação que faria a cobertura da feira, no dia seguinte.


A oficina foi ministrada pela Gestora de Projetos de Comunicação do Bairro Educador, Danielle Ribeiro. Os estudantes puderam passar manhã e tarde envoltos em uma atmosfera artística e profissional, voltada para o universo da fotografia, onde manipularam diversas câmeras e inúmeros livros e revistas onde abordam a imagem como veículo jornalístico e/ou conceitual. 


A surpresa da conversa veio nos depoimentos desta equipe que estava se formando: Michelle Yasmin, Amadeu, Thiago, Jessica, Bruno, Ana Amélia, Diogo e Thaís tinham o contato com a fotografia apenas quando suas imagens eram vinculadas a alguma rede social, ou quando utilizam programas de edição de imagem para “retirar alguma marca do rosto”. “mudar o fundo da imagem”, “deixar uma parte preta e outra colorida” ou até mesmo “embaçar alguém que saiu atrás da foto”. Todas essas frases, contadas com entusiasmo pelos novos comunicadores.


Durante a conversa, os estudantes entenderam as aplicações de imagem em diferentes veículos, jornal, livros, revistas, e suas interpretações. Entenderam o bom e o mau uso de uma fotografia e a importância de fazer valer a verdade na informação. Tudo isso em uma conversa dinâmica e muito bem humorada. Apesar de alguns já terem uma profissão pré-escolhida, Bruno quer ser biólogo e Jessica quer ser fuzileiro naval, a moçada vestiu as profissões de fotógrafo e jornalista.


Depois da equipe formada, todos se prepararam para o dia seguinte, um dia cheio de surpresas e primeiros passos para a escolha de um futuro profissional. Que venham bons futuros, sempre!


3 comentários:

  1. . Foi maravilhoso ter um dia de reporte e ainda mais aprender coisas fabulosas com essa equipe muito simpatica . Coisa das quais eu jamais vou esquecer o que vocês fizeram por mim e por todos que ali estavam . Eu aprendi muuuito com eles e esse ensino vou levar para resto da minha vida . ' De : Jessica yasmim Barbosa Sacramento Para : essa equipe fabulosa especialmente Dani s2

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer proporcionar a você Jessica e todos os outros estudantes um outro olhar sobre a educação a partir da comunicação. Esperamos vocês para novos encontros.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Débora/Saudaçõe
    Estou morrendo de invenja das escolas parceiras,do Engenho da Rainha.Com certeza os alunos da turma 1401,gostariam de também estar participando destas e outras propostas.
    O que houve,sumiste,apareça.
    Dê notícias, desejamos por as mãos na massa.
    Cordialmente
    Prof Adelia Azevedo
    CIEP PATRICE LUMUMBA
    http://turma1401-patricelumumba.blogspot.com

    ResponderExcluir