A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto Memória João Cândido – Direitos Humanos na Cidade de Deus

A exposição itinerante do Projeto Memória João Cândido, parceria entre a Agência do Banco do Brasil da Cidade de Deus e o Bairro Educador, já esteve no CIEP Luiz Carlos Prestes, na E. M. Alberto Rangel e na E. M. José Clemente Pereira.
Nas últimas semanas foi a vez da Escola Municipal Pedro Aleixo, onde a Coordenadora Pedagógica apresentou a proposta durante a Reunião de Professores e os mesmos aderiram de imediato.
Os alunos elaboraram na disciplina de Matemática, a Linha do Tempo com a cronologia da vida de João Cândido. Durante a visita a exposição, os alunos trouxeram várias dúvidas sobre a trajetória do almirante Negro e os professores acompanharam aos alunos esclarecendo as questões.
Houve ainda, a apresentação do teatro baseado na história do líder com a participação dos alunos. As visitas guiadas geraram debates e reflexões entre os alunos. Um deles, dizia:
- Esse cara existiu mesmo? Ele foi muito corajoso!   
No último dia, a professora Louise, da disciplina de História concedeu entrevista aos Parceiros do RJ TV relatando o processo de trabalho com os alunos que, segundo ela, foi muito prazeroso e desafiador.
Os alunos receberam uma visita muito especial: MV Bill que foi aluno da escola e atualmente está no elenco da Malhação (Rede Globo). Ele também foi entrevistado pelos Parceiros do RJ TV e acompanhou a visita de um grupo de alunos. Na ocasião, o aluno João Carlos, do 4º ano (profª Vânia), deu um show de conhecimento sobre a vida do líder da Revolta da Chibata deixando MV Bill admirado com o entusiasmo do garoto.
Este foi mais um momento de articulação entre o passado e o presente trazendo personagens reais da nossa história que contribuem com os nossos dias atuais com exemplo de força, coragem e vontade de mudar a realidade.
Com certeza, João Cândido é um grande motivo de orgulho para todos nós!

Um comentário:

  1. `È de alegrar o coração ver galerinha do Bairro Educador numa exposição tão bem cuidada. O que é de relevância para a comunidade comungar de eventos tão bonitos. Mônica Rocha

    ResponderExcluir