A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de julho de 2011

Caminha Ecológica nas margens do Rio Guandu

A Escola Municipal Marinheiro João Cândido (BE Santa Cruz), organizou uma Caminha Ecológica nas margens do Rio Guandu com todos os alunos. Tal realização foi possível, pois contou com vários parceiros como Bairro Educador, COMLURB, CSA, 10º CRE, os projetos da escola entre outros. A escola integra o Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.



A caminhada surgiu a partir da demanda da própria comunidade que joga lixo e entulhos nas margens do rio. Foi realizado um trabalho de conscientização com os alunos durante uma semana, sendo realizadas oficinas, apresentações como sarau, a atividade “Chegando de Surpresa” da COMLURB entre outras. 



A Caminhada foi um dos pontos alto da semana, pois foi o momento que a Escola ganhou uma grande visibilidade na comunidade ao sair nas ruas do bairro em caminhada com as crianças cantando e com o carro de som levando mensagens produzidas pelos próprios alunos. A Escola Municipal Casa da Criança Guandu também se fez presente na passeata.



Durante a caminhada houve colocação de placas elaboradas nas oficinas e plantação de mudas de diferentes plantas nas margens do Guandu. Enquanto as crianças caminhavam, cantando, gritando em prol da conservação e preservação do meio ambiente, ocorreu à adesão da própria comunidade à passeata, assim que viram cartazes e participação dos pais de crianças que ajudaram a plantar ou incentivaram seus filhos a participar da ação.



Várias pessoas saíram às ruas para ver o que estava acontecendo, a partir disso podemos supor que a passeata tem surtido efeito ou pelo menos levado o bairro a repensar sobre os seus hábitos.



Contamos com o apoio da COMLURB que esteve no local, limpando a área e preparando-a para os alunos poderem plantar as mudas e colocar seus cartazes.



Foi uma manifestação muito emocionante, pois foi composta de crianças desde a educação infantil até o 5º ano, nas ruas pedindo uma maior conscientização ambiental e uma mudança de hábito da população, pois não queria continuar vivendo em um ambiente como aquele.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário