A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saúde e Educação no BE Santíssimo

No dia 30 de junho foi realizada a “Ação Integrativa Saúde/Escola/Bairro” fruto da parceria do Bairro Educador Santíssimo com o Centro Municipal de Saúde (CMS) Sílvio Barboza, por intermédio do professor Alexandre Mariano da Academia Carioca.

O objetivo desta atividade foi buscar a integração entre as atividades desenvolvidas pelo Centro Municipal de Saúde e os projetos-escola, desenvolvidos pelas escolas que compõem o Bairro Educador Santíssimo, com vistas à articulação entre as escolas do território, o CMS e o bairro como uma estratégia a mais ao trabalho desenvolvido nas escolas. As escolas participantes foram: Escola Municipal Evaristo de Moraes, Escola Municipal Fernando Maximiliano, Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini.




 Cada escola apresentou à comunidade alguma intervenção artística fruto de um de seus projetos de contra turno.

A Escola Municipal Evaristo de Moraes apresentou uma esquete sobre Bullying, fruto da oficina de expressão desenvolvida com os alunos do 9º ano pelo Bairro Educador, e exibiram o curta metragem “Pra que olhos tão grandes”, um projeto cineclubista desenvolvido pela professora Rosa, da Sala de Leitura, em que os alunos assumem a autonomia desde a escolha do filme a ser exibido até a conversa com os colegas sobre o assunto tratado no curta. Estiveram presentes na ação a diretora da escola Rosangela e a professora da Sala de leitura, acompanhando os alunos do projeto Cine Clube alguns alunos do projeto Realfabetização. 




A Escola Municipal Fernando Maximiliano apresentou a banda da escola com alunos da Oficina de Banda do programa Mais Educação. Estiveram presentes a educadora comunitária e professora Fátima, a professora Lídia com sua turma de 5º ano e a professora Naide com sua turma de 5º ano.





Com um coral de alunos, se apresentou a Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, acompanhados pelo o professor da oficina de música Nilson, o trabalho desenvolvido com os alunos faz parte do programa Mais Educação. Estiveram presentes o professor de matemática, Jorge, e a agente de administração, Soraia.




Fechando as apresentações das escolas a Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini mostrou o grupo de danças folclóricas, com os alunos do 3º ano, do projeto Segundo Turno Cultural, dos professores Marcos e Carlos. Estiveram presentes a professora do 3º ano Maria Dolores, a professora de Educação Física Rita de Cássia, a merendeira Aneide e a servente Luíza.




O CMS Silvio Barboza promoveu o dia D, para atualização de vacinação e três tendas informativas e formativas, de: saúde bucal; de Direitos da criança e do adolescente; Tenda sobre tabagismo e sobre alimentação saudável.





Esta ação promoveu o encontro de pessoas que fazem a diferença em suas unidades escolas, prestigiou a empenho dos alunos e dos professores que desenvolvem projetos escolas, e envolver a comunidade. Marcou o avanço em iniciativas colaborativas entre as escolas do Bairro Educador Santíssimo tendo como foco o desenvolvimento sustentável de atividades integradas entre o Bairro e as escolas.




Deixo a agradecimento especial as profissionais da saúde e da educação que se envolveram direta ou indiretamente na realização desta ação e a parceria dos Gestores de projeto Leonardo Antunes (BE Bangu), Nathalia Lemos (BE Guaratiba), Isabel Assis (BE Santa Cruz) e Francilaine Moura (BE Campo Grande).

 Por Rosineide de Freitas (Gestora de Projetos Bairro Educador Santíssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário