A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 13 de julho de 2011

E.M. Vera Saback visita o Parque da Catacumba



Mais uma vez a parceria do Bairro Educador com o SESC de Ramos propiciou uma atividade educativa para estudantes do Complexo do Alemão. Desta vez, a participação foi da Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio que levou 35 estudantes a uma aula-passeio no Parque da Catacumba no dia 06 de julho.


Esta reserva ecológica localizada às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores que podem ser vistas ao longo do parque. A presença, ainda que modesta, de uma fauna local chamou bastante a atenção dos estudantes, que ficavam em silêncio esperando ouvir o som da natureza.


Para valorizar o potencial educativo desta atividade, o SESC providenciou o transporte, um guia turístico, um lanche e uma educadora (contadora de histórias). As crianças conheceram um pouco do parque, suas esculturas e sua história. Um momento especial ocorreu em uma pracinha do parque, uma área pavimentada com pedras e bancos onde todos puderam se sentar para apreciar a cidade num clima agradável. Foi ali a contação de histórias sobre a cultura indígena de uma forma bastante interativa, com o canto da música “Orema orota parawai rotuanã taquariporã hei jeyjey”. No final deste momento, cada estudante confeccionou uma peteca com jornal velho.


Estas atividades fazem parte da proposta do projeto "Leitura em Floresta" no qual os estudantes, por meio deste contato com a natureza, são estimulados a pensar na questão ambiental e a terem atitudes conscientes para a preservação do ambiente em que vivem.


Na saída, as crianças passaram pela Lagoa Rodrigo de Freitas e puderam admirar a vista e aprender um pouco mais sobre sua geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário