A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 8 de julho de 2011

“Quem é o Aedes Aegypti”?

CIEP Chiquinha Gonzaga
 O Bairro de Bangu é um dos recordistas em casos de Dengue. Um dos primeiros momentos antes de entrar no bairro, uma das atividades que o Bairro Educador faz é traçar um perfil, ainda que distante, temporal do bairro. Esse perfil passa pela história, pela geografia do bairro, pelo levantamento virtual de instituições públicas e privadas de importância. E finalmente, uma pesquisa sobre a atualidade do próprio Bairro.

Nesse processo, a equipe do Bairro Educador identificou que o Bangu estava entre os primeiros bairros da Zona Oeste em casos de Dengue. E isso foi identificado diretamente na conversa pelas escolas. Iniciando em Maio de 2011, na Escola Municipal Edson Carneiro, a Trilha Educativa “Quem é o Aedes Aegypti”? teve por motivação o interesse dessa escola em sensibilizar a comunidade do entorno. A trilha tem uma importante participação do PSF Eithel Pinheiro Oliveira Lima e o PSF Vila Aliança. Ao conhecer a proposta, as equipes dos PSFs, apontaram diretamente a melhor ferramenta para o Combate a Dengue: A Prevenção. O Bairro Educador se apresenta como um importante ator na utilização dessa ferramenta.

CIEP Olof Palme
     A atividade na Escola Municipal Edson Carneiro foi tão positiva que as outras Unidades Escolares que forma o Bairro Educador de Bangu apoiaram que a ação educativa fosse multiplicada em cada escola do bairro.  Com as apresentações, os pontos de trabalho se dão em forma de palestra e peça de teatro. Com essa iniciativa, os alunos vêm se tornando agentes multiplicadores dos PSFs.
E.M Austregésilo
As outras Cinco Unidades Escolares que receberam: E.M Edson Carneiro, E.M Austragésilo de Athayde, E.M Ayrton Senna da Silva, CIEP Olof Palme e CIEP Maestrina C. Gonzaga, as mesmas se destacam de uma forma brilhante, pois mesmo ocupando o mesmo território, apresentam particularidades impressionantes.
E.M. Ayrton Senna
O trabalho de conscientização surgiu pelo motivo do bairro ser um dos recordistas em casos de suspeitas de Dengue e é através desta informação que o Bairro Educador se sente responsável em trabalhar a prevenção na comunidade do Taquaral, por meios educativos.

A E.M Edson Carneiro será a primeira a trabalhar esta trilha, através de parceria com o Posto de saúde local Eithel Pinheiro Oliveira Lima e o PSF Vila Aliança, que nos disponibilizou os agentes de endemias: Ana Paula Della Corte, Ivanildo Henrique, Euzir Trajano e Juliana Chimes (PSF Dr. Silvio Barbosa).
           
O Bairro Educador apoia essa iniciativa entendendo que desta forma teremos os melhores agentes multiplicadores e a melhor forma de prevenção.

E.M Edson Carneiro

Posterior a realização da trilha "Quem é Aedes Aegypti?" na E.M Edson Carneiro, surgiu a ideia de uma nova atividade no bairro do Taquaral, mas desta vez envolvendo todas as U.E's do BE Bangu.  Com a participação do posto de saúde Eithel Pinheiro Oliveira Lima e PSF Vila Aliança e nossos parceiros agentes de endemias: Ana Paula Della Corte, Ivanildo Henrique e Euzir Trajano  foi realizado a semana do dia "D" Be Bangu contra a dengue. As atividades forem realizadas na 5 escolas, de acordo com a UE forem divididos em grupos para apresentação. Totalizando até 3 apresentações por dia na mesma UE.
           

 No total, a ação promoveu uma sensibilização com cerca de 1700 crianças de todo o Bairro Educador de Bangu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário