A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escola Municipal São Vicente, uma Escola de Paz.

No BE Vila Cruzeiro, a Escola Municipal São Vicente, integrante do Programa Escolas do Amanhã, realizou o Projeto Escola de Paz. Baseado no PPP da escola que tem como tema: Valores Humanos, e a necessidade que se apresentava de melhoria na relação interpessoal entre os alunos, realizamos no primeiro semestre de 2011 com a equipe de estagiários e apoio da coordenação da escola um projeto com os alunos do 4º e 5º ano baseado no Programa Educação Para Paz Nas Escolas.


PROJETO ESCOLA DE PAZ
“Educar para a Paz envolve a geração de oportunidades para comunhão de significados e afetos. Assim como o agricultor deve arar, afofar o terreno, deixá-lo rico em nutrientes e irrigá-lo, devemos criar um ambiente propício e acolhedor para que as sementes da paz possam germinar. Isto envolve criatividade, abertura para promover uma qualidade nova nos espaços de ensino/aprendizagem a fim de transformá-los em locais de humanização e sensibilidade.” Laura Gorresio Roizman é coordenadora do Programa para Formação de Educadores em Valores Universais, Ética e Cidadania (Associação Palas Athena), Doutora em Saúde Pública e Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo.


OBJETIVOS:
  • Melhorar o desempenho escolar dos estudantes através de atividades lúdicas
  • Reduzir o índice de agressões entre os estudantes
  • Levar os estudantes a perceberem a importância da convivência sem violência, para o seu bem-estar e de toda comunidade.

Durante o projeto os alunos assistiram vídeos, produziram cartazes, desenharam, pintaram e tiveram várias rodas de conversas que incentivaram o diálogo, a demonstração de amor, carinho e amizade entre eles.


Para fechar o semestre realizamos um evento com apresentações dos alunos do projeto para toda escola. Eles encenaram uma esquete que retratava um incidente ocorrido na escola, mas com um final feliz a partir da visão pós projeto. Dançaram e um grupo de alunos cantou um RAP composto por eles onde clamavam pela PAZ no mundo.


O Bairro Educador agradece a toda comunidade escolar da São Vicente e a estagiária Geórgia Reis pelo sucesso da parceria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário