A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de julho de 2011

Moradores da Chacrinha (BE BISPO) Aprendem a Transformar Óleo Usado em Sabão

Na ultima quinta-feira, 30 de junho os moradores da Chacrinha, junto com instituições locais, como a CEDAE (já parceira do Bairro Educador e que vem desenvolvendo uma atuação muito enriquecedora no ambiente escolar com atividades sobre o consumo responsável da água e a consciência ambiental) e a ECONAÇÃO se reuniram para aprender a transformar óleo vegetal usado em sabão em uma oficina ministrada pela equipe do Bairro Educador Bispo.


A oficina foi oferecida pela Gestora de Projeto do Bairro Educador, Sarah Cardoso com a assessoria do, também Gestor de Projetos, Renato Padilha, BE Salgueiro, que colocaram o público para botar a mão na massa na hora da demonstração prática.


A oficina levou aos moradores uma opção para geração de renda, tendo como o principal intuito o reforço das reflexões sobre preservação do meio ambiente, para que assim, possamos evitar que milhões de litros de água continuem sendo contaminados todos os dias através do contato do óleo (que muitas vezes jogamos no ralo da pia) com a água dos rios.


No nível social podemos considerar a aprendizagem como um dos pólos do par ensino-aprendizagem, cuja síntese constitui o processo educativo. Tal processo compreende todos os comportamentos dedicados à transmissão da cultura, inclusive os objetivados como instituições que, específica (escola) ou secundariamente (família), promovem a educação. Através dela o sujeito histórico exercita, usa utensílios, fabrica e reza segundo a modalidade própria de seu grupo de pertencimento”. (PAÍN, 1985, p. 16)

A citação a cima reforça que uma ação educativa, que tem como alvo a consciência ambiental e o reuso de uma substância poluente para geração de renda, fará com que os indivíduos, ao assimilarem e recriarem essas influências se tornem capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. O que significa dizer que tais influências para as crianças da comunidade da Chacrinha serão ótimas!


Papel e caneta na mão, pois lá vão os ingredientes para transformar óleo vegetal em sabão:

·         Um litro de óleo;
·         Litro de água fervendo;
·         100 g de soda cáustica;
·         Um copo grande de pinho sol (original);
·         Um copo grande de sabão em pó;
·         Um copo grande de amaciante
·         Balde
·         Cabo de vassoura
·         Forma plástica (para deixar secando)


Agora mãos à massa:
Usando um balde, filtre o óleo com filtro comum de café (de pano é mais prático), em outro balde dissolva a soda cáustica na água fervente e acrescente ao balde com óleo. Mexa enquanto é acrescentado o pinho sol, o sabão em pó e o amaciante, mexa alternando os sentidos (horário e anti-horário) durante aproximadamente 40 minutos, até formar uma mistura homogênea, após é só colocar nas formas e deixar descansando por três dias (para que a soda não queime a pele) e é só usar.

REFERÊNCIAS:
PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 3ª edição. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário