A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de julho de 2011

No Bairro Educador Santa Cruz, é papel da escola alertar sobre a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis

Conversar sobre sexo com adolescentes não é fácil, mas se faz necessário, pois por volta dos doze anos de idade as crianças começam a valorizar o assunto, até mesmo porque seu corpo está em constante transformação.


A Escola Municipal Professora Silvia de Araújo Toledo em parceria com o Bairro Educador e a Clínica da Família Samuel Penha Valle deu o primeiro passo para abrir a roda de conversa com as turmas do 8º e 9º ano. O tema foi abordado com muita naturalidade pela Enfermeira Kelly que destacou os tipos, sintomas e causas das doenças sexualmente transmissíveis.

A atividade aconteceu no mês de março e teve como objetivo principal proporcionar ao aluno condições de esclarecer dúvidas acerca da adolescência, bem como de manifestar–se em relação a comportamentos, atitudes e ansiedades, características dessa fase. 

Palestra de Odontologia na Creche Municipal Alegria de Nova Cidade

No último mês, precisamente no dia 28/06/2011, a Creche Municipal Alegria de Nova Cidade, integrante do Bairro Educador Inhoaíba, promoveu uma reunião de responsáveis, que contou com a participação da equipe do Bairro Educador e a presença da Drª Andrea Ximenes, também parceira do projeto, através da ONG Dentistas do bem.


A atividade aconteceu às 15:30 e contou com a participação de 48 responsáveis, que assistiram a palestra da Drª Ximenes, e puderam obter esclarecimentos sobre escovação, cuidados a serem tomados, aos produtos indicados e contra-indicados. Após toda a pauta da palestra, foi aberta a plenária para dúvidas e perguntas dos Pais.


Logo após, foram distribuídos Kits de Escovação a todos os responsáveis, material fruto da parceria entre o Bairro Educador e a Fundação Benção do Senhor, que doou estes Kits.

A Doutora ainda esteve em todas as salas para conversar com as professoras, pois entendemos que estas são peças fundamentais na Educação e Higiene das crianças, afinal muitas vezes passam mais tempo com as crianças que os próprios Pais.


Esta foi mais uma ação do Bairro Educador relacionando Instituição de Ensino, comunidade e parcerias. Agradecemos à todos os presentes e participantes. Aos responsáveis, à Direção da Creche, à Fundação Benção do Senhor e principalmente à Doutora Andrea Ximenes, que realizou o trabalho por iniciativa própria. Esperamos realizar mais ações dessa magnitude e importância.

Por Herbert Borges, Gestor de Projetos do Bairro Educador de Inhoaíba

Escola Municipal Aldebarã se preparando para o futuro

A Escola Municipal Aldebarã e o Projeto Bairro Educador desenvolveram ações que aliaram educação formal com base nas vantagens de permanecer na escola e orientação profissional, em busca da elevação do nível de escolaridade dos alunos do 9º ano. Para tanto, ressalta–se a importância de parceria entre a escola, Bairro Educador e as instituições de educação profissional da região. A Escola Municipal Aldebarã é integrante do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.



O Mundo do trabalho vem atravessando mudanças aceleradas: novas tecnologias e modelos organizacionais, aparecimento e desaparecimento de algumas ocupações, novas exigências para obtenção de emprego.


A relação dos adolescentes com esse mundo em mutação é bastante diversificada. Enquanto para alguns o ingresso no mundo do trabalho é uma expectativa que pode motivar o estudo e a descoberta de vocações, para outros o trabalho se impõe como experiência vivida desde a infância, restringindo possibilidades de desenvolvimento.


O momento de ingressar no mercado de trabalho esta relacionado à condição socioeconômica das famílias, a trajetória escolar e o local aonde o mesmo venha residir.


1º dia de atividade: Palestra Mundo do Trabalho em parceria com SENAI – Santa Cruz
  “Uma grande decisão não é aquela que se ganha mais, e sim àquela que se perde menos.”

No dia 25 de maio, André Vidal do SENAI ministrou a palestra sobre Mundo do Trabalho e destacou excelentemente diversos pontos levando os adolescentes a uma reflexão sobre o futuro.

Podemos nesta palestra refletir sobre aspectos que em muitas vezes passam despercebidos como: A escolha da profissão; Conjunto de oportunidades de trabalho; Cursos que o SENAI oferece gratuito; A importância do curso profissionalizante; O que um profissional qualificado deve ter, destacando e explicando através de exemplos das palavras como conhecimento, autonomia, cooperação, criatividade, iniciativa, participação, responsabilidade e capacidade de decisão;

Tivemos a oportunidade de visualizar o mapa do mercado de trabalho da região de Santa Cruz e Itaguaí e destaque das principais empresas.

A palestra contou com a presença de 68 alunos do 9º ano, as professoras Sônia (Língua Portuguesa), Fátima (Matemática), Marília (Geografia), as estagiárias que acompanhavam essas  professoras  e a representante da 10ª CRE Norma Sueli.

2º dia de atividade: As vantagens de permanecer na escola – Junior Achievement

O programa da Junior: As vantagens de permanecer na escola têm como objetivo mostrar, através de dinâmicas com os  alunos, a importância de permanecer na escola.



Para uma formação maior e uma melhor expectativa no mercado de trabalho. A apresentação deste programa para os alunos do 9º ano visou apresentar os benefícios de permanecer na escola através de cinco momentos:

· Jogo de tabuleiro que se baseava na obtenção de pontos através das decisões que eram tomadas durante o jogo, tendo em vista situações da vida real;

·Análise de gráficos em que apareciam as diferenças salariais a partir da escolarização;

·Elaboração de orçamento, baseado na vida real, tendo como ponto ”morar sozinho”, mostrando os adolescentes que sustentar uma casa, pagar contar e comprar o que deseja não é possível com qualquer emprego;


· Planejamento de carreira e debate.

A atividade foi desenvolvida através de discursões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente agradável para aprendizagem englobando as disciplinas de português e matemática.



Os alunos começaram a se questionar sobre suas próprias perspectivas futuras, muitos começaram a se manifestar dizendo que não imaginavam que tudo o que sonhavam não dava para conseguir se tiverem só o Ensino Fundamental.



A direção da Escola visa que os alunos tenham uma visão mais ampliada do mercado de trabalho e, cursem o Ensino Médio técnico, já que a região de Santa Cruz possui um polo industrial que necessita dessa mão-de-obra qualificada.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador de Santa Cruz

Evaristo nos Jogos Mundiais Militares do CISM_Uma torcida e tanto!

No último sábado, dia 23 de julho, a Escola Municipal Evaristo de Moraes, integrante do Programa Escolas do Amanhã – SME, junto com outras escolas do Bairro Educador, fizeram a diferença na torcida por medalhas para o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM (Conselho Internacional de Esportes Militares).



Estiveram presentes aproximadamente 30 alunos, entre 12 e 15 anos, a diretora geral Rosângela, diretora adjunta Rosineide e o professor de Educação Física Henrique, que incentiva a prática de esportes na escola desenvolvendo os treinos extraclasses.


Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar as finais das diversas modalidades do atletismo, algumas praticadas na escola, como corrida e arremesso de peso. Foi uma animação só! Para o nosso deleite o Brasil venceu diversas provas dando-nos a chance de gritar: É campeão!!


Esta participação mais que especial da escola nos Jogos Mundiais Militares foi possível pela parceria que o BE estabeleceu com a comissão organizadora da Torcida da Paz dos jogos, seguindo alguns agradecimentos especiais: a equipe da escola Evaristo de Moraes – direção, professor de Educação Física da escola e alunos e alunas; a equipe do Bairro Educador – sempre dedicada e unida no desenvolvimento de atividades que sejam enriquecedoras e prazerosas para alunos e alunas, e um abraço fraterno especial a alguns membros desta equipe que fizeram a diferença na realização desta atividade: Marcia Florêncio (Coordenadora Geral do Projeto); Bruno Lopes (Gestor de Projetos Especiais); Karina Trotta (Gestora de Núcleo dos Bairros Educadores de Santíssimo, Inhoaiba, Santa Cruz e Guaratiba) e Déborah Sobrino (Gestora de Projetos do Bairro Educador da Pavuna).

Por Rosineide de Freitas, Gestora de Projetos do Bairro Educador Santíssimo.

Arraiá do Candinho no BE Santa Cruz

Todos os meses de junho e julho são assim. Tiramos do armário as camisas de xadrez e os vestidinhos de chita, pintamos sardinhas nas meninas e bigodinho nos meninos e vamos satisfeitos para a festa da escola, pensando em todos os quitutes deliciosos e brincadeiras que vamos encontrar.


Pé-de-moleque, canjica, pamonha, bolo de milho, salsichão, boca do palhaço, pescaria, argola, bandeirinhas, fogueira, chapéu de palha, sanfona e arraiá. Sim, estamos falando do sucesso da festa julina da Escola Municipal Marinheiro João Cândido que aconteceu no dia 15/07 na própria escola.


A festa teve como objetivo, resgatar as manifestações culturais, envolver os alunos, valorizar o brincar e principalmente estimular a participação da família. As crianças e familiares se divertiram muito com as apresentações e brincadeiras oferecidas.


Cada dupla de professores ficaram responsáveis por uma barraca e o Bairro Educador entrou nessa se responsabilizando pela barraca da boca do palhaço.


Foi um momento único visualizar as crianças e seus familiares brincando juntos!

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador Santa Cruz

Reportagem para Jornal Quarteirão divulga ações do Bairro Educador Santa Cruz

Bairro Educador e Ciep Maestro Heitor Villa Lobos contra o Bullying

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Paulo Freire

Não é fácil parar de usar rótulos e lidar bem com a diversidade em sala de aula. Pensando nisto, o Projeto Bairro Educador e o CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, localizado no interior da comunidade de Antares em Santa Cruz, desenvolveram juntos um projeto sobre Bullying. O CIEP é uma das unidades escolares que integram o Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.


Os alunos do CIEP têm ouvindo falar muito nesta palavra de origem inglesa e já construíram uma definição própria – Bullying é um comportamento que inclui atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro.


O projeto surgiu a partir do Projeto Político Pedagógico do CIEP e da necessidade de preparar os alunos para as avaliações bimestrais de Redação. Seu principal objetivo é levar os alunos a expressarem seus sentimentos e emoções com liberdade e confiança, aprendendo a conviver em sociedade, reconhecendo a importância de valorizar e respeitar o próximo. Além de estimular no aluno o hábito da leitura e aprimorar a escrita por meio de troca de impressões e opiniões.


As atividades contam com a participação dos alunos das turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontecem através de dinâmicas, tempestades de ideias, leituras e reflexões, histórias em quadrinhos, produção de acrósticos, construção de frases e desenhos ilustrativos, troca de cartas entre outras atividades que são realizadas pelas Gestoras de Projeto do Bairro Educador Isabel Assis e Nathalia Lemos.

O maior desafio é fazer com que esses alunos respeitem às diferenças e incorporem este valor. Desta forma construiremos de fato uma educação de qualidade formadora de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador Santa Cruz.

*Esta matéria foi escrita para o Jornal Quarteirão, de circulação nos Bairros de Santa Cruz e Sepetiba e divulgado internacionalmente por plataformas virtuais.

Caminha Ecológica nas margens do Rio Guandu

A Escola Municipal Marinheiro João Cândido (BE Santa Cruz), organizou uma Caminha Ecológica nas margens do Rio Guandu com todos os alunos. Tal realização foi possível, pois contou com vários parceiros como Bairro Educador, COMLURB, CSA, 10º CRE, os projetos da escola entre outros. A escola integra o Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.



A caminhada surgiu a partir da demanda da própria comunidade que joga lixo e entulhos nas margens do rio. Foi realizado um trabalho de conscientização com os alunos durante uma semana, sendo realizadas oficinas, apresentações como sarau, a atividade “Chegando de Surpresa” da COMLURB entre outras. 



A Caminhada foi um dos pontos alto da semana, pois foi o momento que a Escola ganhou uma grande visibilidade na comunidade ao sair nas ruas do bairro em caminhada com as crianças cantando e com o carro de som levando mensagens produzidas pelos próprios alunos. A Escola Municipal Casa da Criança Guandu também se fez presente na passeata.



Durante a caminhada houve colocação de placas elaboradas nas oficinas e plantação de mudas de diferentes plantas nas margens do Guandu. Enquanto as crianças caminhavam, cantando, gritando em prol da conservação e preservação do meio ambiente, ocorreu à adesão da própria comunidade à passeata, assim que viram cartazes e participação dos pais de crianças que ajudaram a plantar ou incentivaram seus filhos a participar da ação.



Várias pessoas saíram às ruas para ver o que estava acontecendo, a partir disso podemos supor que a passeata tem surtido efeito ou pelo menos levado o bairro a repensar sobre os seus hábitos.



Contamos com o apoio da COMLURB que esteve no local, limpando a área e preparando-a para os alunos poderem plantar as mudas e colocar seus cartazes.



Foi uma manifestação muito emocionante, pois foi composta de crianças desde a educação infantil até o 5º ano, nas ruas pedindo uma maior conscientização ambiental e uma mudança de hábito da população, pois não queria continuar vivendo em um ambiente como aquele.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador de Santa Cruz

Uma parceria de Sucesso: BE Santíssimo e Instituto Embelleze de Bangu

Desde sua inauguração, o BE Santíssimo conta com a parceria do Instituto Embelleze de Bangu para a realização de ações direcionadas às mães das Escolas que participam do projeto, escolas integrantes do Programa Escolas do Amanhã – SME. Estas ações têm como objetivo aproximar as mães do trabalho desenvolvido nas escolas, mostrando que a escola as valoriza e quer tê-las como parceiras.


No dia 25 de maio foi realizada uma ação com as mães de embelezamento das unhas na Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini. Um momento para elas cuidarem de si num ambiente que, a priori, é apenas de cuidados dos filhos e filhas, onde puderam estreitar os laços com a escola. No decorrer da ação as mães puderam falar sobre suas impressões no que se refere ao trabalho desenvolvido pela unidade, suas expectativas e propostas para o futuro. Algumas questões sobre o bairro também foram levantadas. 

No dia 08 de junho a mesma atividade foi realizada com as mães da Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro.



A equipe de alunas e professora do Instituto Embelleze de Bangu deixaram as mães com mãos de fadas e de coração aberto!!! Foram momentos muito agradáveis. O projeto Bairro Educador agradece a parceria e parabeniza a iniciativa do Instituto Embelleze de Bangu de estar conosco em atividades desta natureza. Agradecemos também a equipe gestora das escolas citadas acima que prontamente criaram as condições de acolhimento do grupo Embelleze e das mães da escola à realização das ações.




Por Rosineide de Freitas, Gestora de Projetos do Bairro Educador Santíssimo.

Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro e Bairro Educador Santíssimo de maio/junho: atividades de sucesso!

Durante os meses de maio e junho, o projeto Bairro Educador desenvolveu ações que contemplaram o 5º e 9º anos da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro, unidade inscrita no Programa de Escolas do Amanhã – SME. As ações visaram contribuir com as demandas das escolas, dialogando com os descritores e com o processo de aprendizagem de cada ano escolar.

Entre os dias 17 e 19 de maio foi realizado o Seminário Bullying em foco, com o objetivo de discutir com os jovens o que é, o que não é e quais as consequências da prática deste tipo de violência entre os alunos. Esta atividade envolveu cerca de 50 jovens entre 13 e 16 anos, das turmas de 9º ano e do projeto Realfabetização.



Na quarta semana do mês de maio, dia 24, os alunos das turmas do 9º ano (mais de 50 jovens com idade entre 13 e 15 anos) participaram do programa As Vantagens de Permanecer na Escola, uma parceira do Bairro Educador com a Instituição Junior Achievement. Este programa conduziu os jovens à reflexão da importância da formação educacional básica, de como os conteúdos programáticos de português e matemática são importantes para a vida cotidiana e de quais são as responsabilidades da vida adulta. Foi uma atividade de sucesso em sua plenitude! 




No mês de junho os alunos e alunas do 9º ano recebem a visita do professor André Vidal, um dos coordenadores da Rede SENAI/Santa Cruz (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a palestra “O mundo do trabalho”. Os estudantes puderam conhecer as oportunidades e funcionamento da Rede e as atuais ofertas de emprego, direcionadas aos jovens aprendizes e recém formados na Zona Oeste. A atenção às palavras do professor foi total e novas perspectivas de futuro foram iniciadas!




E finalmente, ao 5º ano foi direcionado o Programa de Educação Sexual, uma parceira do Bairro Educador com o Instituto Criança é vida. O primeiro de seis módulos, intitulado: “Sexualidade e amor: o que é e o que não é”, realizado no dia 16 de junho, foi discutido com os alunos o que é sexualidade e as várias formas de amor. Como um tema polêmico, a criançada se agitou e ousou! A conversa com o grupo transcorreu de maneira informativa e condizente com a faixa etária (10 a 12 anos), sem temas agressivos ou invasivos. Foi um papo “de responsa”! (fotos:16.06_01; 16.06_02; 16.06_03; 16.06_04).





Nesta trajetória de atividades de sucesso agradeço a equipe do projeto Bairro Educador, em especial aos Gestores de Núcleo e Gestores de Projetos dos Bairros da Zona Oeste pela plena parceria e dedicação às iniciativas. Agradeço também a equipe gestora da escola, em especial a coordenadora pedagógica Carla Teixeira pela parceria incondicional a todas as propostas apresentadas pelo BE à escola.

Por Rosineide de Freitas, Gestora de Projetos Bairro Educador Santíssimo