Os
estudantes da Escola Municipal Olímpia do Couto, acompanhados dos gestores de
projeto do Bairro Educador Irajá, Diogo Dutra e Fernanda Souza e da educadora
comunitária do Programa Mais Educação, Márcia Paiva, visitaram na terça feira,
24 de abril, a Nave do Conhecimento de Irajá.
A
visita faz parte do plano de trabalho elaborado pelo gestor Diogo para a
unidade escolar e atende a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da
escola, cuja temática gira em torno da história da cidade do Rio de Janeiro, do
bairro de Irajá e da própria escola.
Mais
do que uma proposta de aula-passeio, a ida a Nave do Conhecimento teve como
objetivo dar continuidade ao trabalho de reconhecimento do bairro, tendo como
foco a apropriação de espaços e equipamentos públicos da cidade por parte dos
estudantes.
Na
interior da Nave, os estudantes puderam observar e interagir com obras de arte expostas
em quadros eletrônicos, apresentando imagens históricas do bairro de Irajá.
Além disso, eles também tiveram a oportunidade de interagir com a mesa
eletrônica do Google Maps, lousa
interativa, além de usufruir de acesso livre à internet.
Neste
contexto, a Nave do Conhecimento apresenta-se como uma interessante proposta de
espaço público que pode ser apropriado pela comunidade escolar no sentido de
promover um aprendizado não formal, fortemente relacionada com o contexto local
dos estudantes.
Durante
a visita, além da oportunidade de conhecer as instalações do espaço físico e
interagir com os equipamentos, os estudantes também receberam informações sobre
o funcionamento da Nave e de como podem e devem fazer para utilizar este espaço
em seu dia-a-dia. Eles também foram convidados a assistir as apresentações de
cinema que acontecem todos os sábados, na parte da tarde e que são abertas a
comunidade, além da possibilidade de realizarem diversos cursos e oficinas gratuitos,
no local.
A
equipe do Projeto Bairro Educador agradece a parceria da Nave do Conhecimento
de Irajá e espera ampliar ainda mais esta parceria, sobretudo para as escolas
do bairro, que podem contar com mais um espaço de cooperação e aprendizagem no território
onde estão situadas.
Por
Diogo Dutra
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