A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

Estudantes de Vargem Pequena na prevenção da dengue


Através da parceria do Bairro Educador Vargem Pequena com o Núcleo de promoção e saúde, foi realizada na Escola Municipal Professor Olegário Domingues, no mês de abril, a palestra sobre o combate e os cuidados com o mosquito da dengue.



A palestra, ministrada pela bióloga Jaqueline Cavalcante, teve como público alvo os estudantes, que serão os multiplicadores de ações contra a dengue, levando os conceitos aprendidos aos demais colegas.

Através de vídeos, slides, música e um bate papo, eles se conscientizaram sobre o perigo em manter a água parada, seja em caixas d’agua, vasos de planta ou pneus. Um vídeo educativo mostrando toda a trajetória pela qual as larvas passam, serviu de exemplo para os estudantes sobre todo o cuidado que devem ter nos hábitos diários.


Com relação ao tratamento, eles aprenderam que, no caso da dengue, os sintomas são tratados e recomenda-se descanso e alimentação baseada em frutas, legumes e líquidos. Além disso, eles aprenderam que pacientes com dengue não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o surgimento de hemorragias no organismo.

O Bairro Educador Vargem Pequena e a Escola Municipal Professor Olegário Domingues agradecem a bióloga Jaqueline Cavalcante pela parceria.

Por André Feital

Nenhum comentário:

Postar um comentário