A trilha educativa “Entre Gregos e
Romanos”, aconteceu no dia 30 de abril, no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, BE Irajá,
uma palestra sobre mitologia grega, com o estudante de filosofia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Felipe Araujo.
Ao todo participaram cerca de 150
alunos. A atividade foi organizada pela gestora de projetos do Bairro Educador
de Irajá, juntamente com a professora da sala de leitura, Solange Medeiros, com
o apoio da Coordenadora Pedagógica, Gisele Cardoso, e com a participação de
diversas professoras.
O palestrante Felipe Araujo falou
sobre a mitologia grega, fazendo comparações com os mitos de outras culturas,
como a cultura germânica, através do mito de Thor, reconhecido pelos alemães
como o “Senhor do Trovão”, “Senhor do Céu e das Chuvas Benéficas”.
Outro mito que chamou atenção dos
alunos foi o da indiazinha“Mani”, sendo uma lenda indígena brasileira, que
explica como surgiu a mandioca:
“A indiazinha
tinha a pela muito branca, diferente dos outros índios, e ao falecer, provocou
o sentimento de saudade em sua mãe, que ao chorar em seu tumulo, dentro de uma
oca, fez brotar a semente da mandioca”. (Lenda dos índios Tupi).’’
O mito grego “hermafrodito”, derivado
da união dos nomes paternos Hermes e Afrodite, respectivamente Mercúrio e Vênus
na mitologia romana, serviu como explicação para os estudantes do significado
dos símbolos feminino e masculino. O símbolo feminino é representado pelo
espelho da Deusa Afrodite, mas conhecida pelos gregos como a Deusa do amor e da
beleza. O símbolo masculino é representado pelo escudo e a lança do Deus Ares, conhecido
pelos romanos como Mercúrio, o Deus da guerra e da força.
Os alunos interagiram com o
palestrante, de forma que expuseram suas opiniões sobre a temática, além de ter
despertado inquietações sobre várias maneiras de entender os sentidos e os efeitos
da natureza, explicados através da mitologia.
A palestra teve como objetivo
ampliar os conhecimentos sobre a cultura Greco-Romana, além de promover o
acesso à filosofia, que tem por finalidade estimular as habilidades cognitivas
e de argumentação dos estudantes. A filosofia lecionada para crianças promove o
desenvolvimento do caráter ético, autônomo e criativo.
O projeto Bairro Educador agradece
ao palestrante, Felipe Araujo, por ter dividido o seu conhecimento sobre
filosofia e mitologia de forma lúdica, ampliando a visão dos alunos sobre a
temática.
Por
Fernanda Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário