A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estudantes de Coelho Neto conhecem mais sobre a História do Brasil


Alunos das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Monte Castelo, BE Coelho Neto, participaram no dia 12 de abril da visita orientada à Exposição Permanente da ALERJ - Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Estudantes que integram o grêmio interino puderam conhecer alguns procedimentos para que haja uma eleição, já que a proposta de trabalho do Bairro Educador é contribuir para a formação do grêmio estudantil na escola. Nesta atividade, contamos com a parceria da professora de História, e da professora de Artes, Letícia Brum.


         As professoras observaram que essa visita foi uma oportunidade de os estudantes reforçarem os conteúdos já trabalhados em sala de aula, de resgate da memória política do estado, considerando ser esta uma das maneiras de consolidação da cidadania política. A visita também teve como objetivo melhorar a formação política dos estudantes que integram o grêmio interino.

        Os estudantes foram recepcionados pelos monitores da Alerj e receberam lanche. Já divididos em grupos, seguiram pelo Palácio acompanhando partes da história política do Brasil e do Rio Janeiro. O grupo pôde interagir com os monitores durante toda visita. Os guias apresentaram aos alunos arquivos históricos de distintas épocas do país, gravuras, fotos, quadros com ilustrações curiosas e interessantes relatos. Logo após teve também a apresentação da biblioteca e do belo Salão Nobre.


        A sala de plenário, onde os parlamentares se reúnem para votação de leis e emendas, com sua cúpula de desenhos, afrescos e vitrais, também foi apresentada aos alunos. Sentados, ouviram o monitor explicar como nascem as leis, como funcionam as comissões que estudam e discutem essas leis e como funciona a tramitação até a lei ser aprovada. Os estudantes que compõem o grêmio interino e que querem se candidatar  puderam compreender a importância do movimento estudantil nesse contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário