A Escola Municipal
Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, recebeu nos dias
26, 29 e 30 de abril a aplicação do programa “As vantagens de permanecer na escola”
da Empresa Junior Archievement. A
atividade faz parte da trilha pedagógica Conhecer, Entender, Escolher e Investir
(CEEI) que vem sendo desenvolvida na unidade escolar pelo Bairro Educador com
estudantes do 9º ano e objetiva ampliar os conhecimentos dos mesmos quanto às
profissões e escolas de ensino médio, bem como de seus processos seletivos.
O Projeto CEEI vem
sendo realizado pela equipe do Bairro Educador nas Escolas do Amanhã do
complexo da Maré e tem como objetivo ajudar os estudantes do 9º ano a
planejarem um projeto de vida que objetive a permanência na escola e o
desenvolvimento pessoal.
O programa “As Vantagens
de Permanecer na Escola” mostra aos estudantes do 8º e 9º ano a importância de
continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e
qualificação. O programa ocorre em cinco etapas, por meio de um jogo de
tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de
carreira e um debate.
De acordo com alguns
estudantes, a permanência na escola fará toda a diferença para o futuro
profissional deles. Uma das estudantes relatou já estar trabalhando como
manicure e afirmou que continuará estudando para ter um futuro melhor. Outro
estudante que estava extremamente resistente ao programa no início da atividade,
pouco a pouco, foi refletindo sobre os conceitos apresentados e no momento da
realização do jogo das Grandes Decisões foi o estudante que alcançou os 300
pontos (ganho máximo de pontuação) em seu grupo.
O Bairro Educador Maré
agradece e parabeniza a todos os envolvidos nesta ação, como a direção da
unidade escolar, que aceitou o desafio, o corpo pedagógico que apoiou o
desenvolvimento da ação, a Junior Achievement, através da gestora Andreia
Moleta e a voluntária da unidade escolar que está ajudando na aplicação do
programa com as turmas de 9º ano.
Por Leonardo de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário