A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cinema para todos


Na quarta feira, dia 10 de abril, aconteceu uma reunião entre a rede de cinemas Kinoplex, representada por Germana de Lamare e Verônica Themudo e o Projeto Bairro Educador, representado pelo coordenador Bruno Lopes, o responsável pelas parcerias, Vander Castro e a gestora de projetos, Déborah Sobrino. O encontro teve como objetivo avaliar a possibilidade de ampliação da atual parceria entre o Kinoplex e o Bairro Educador Pavuna, aumentando com isso o número de unidades escolares atendidas.

Os representantes do Bairro Educador falaram sobre a origem do projeto e a sua atuação em 196 unidades escolares. Também foi entregue um relatório das atividades desenvolvidas nas três escolas da Pavuna até agora atendidas: Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, Escola Municipal Escultor Leão Velloso e Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, o que viabilizou o acesso de 470 alunos e 30 responsáveis.


A gestora de projeto,  Déborah Sobrino explicou que em cada visita ao cinema foi possível desenvolver, junto aos participantes, tanto questões relacionadas à temática dos filmes, quanto questões transversais como autoestima, socialização, regras de conduta em espaços públicos, integração família-escola, apropriação da cidade e valorização do pertencimento à unidade escolar. Pesquisas sobre a história dos filmes, bem como a produção de redações e cartazes sobre o conteúdo e a experiência de participação nas exibições ajudam a completar a intencionalidade pedagógica da ação cultural.

Para o Bairro Educador, atividades como essas contribuem para um processo de apropriação da cidade, que significa não somente a realização de atividades externas à escola, mas também na oferta aos estudantes de meios e recursos para conhecerem a cidade. No retorno dos passeios, por exemplo, os estudantes realizam atividades de avaliação do impacto da visitação na aprendizagem.

Por fim, foi acordado que será estudado por parte da equipe do Kinoplex a possibilidade de ampliação da parceira e, assim, contribuir para uma maior participação de alunos à oportunidades de acesso ao cinema.

A participação das unidades escolares da Pavuna junto à Rede Kinoplex é fruto da articulação da voluntária Kátia Mattos, desde 2011.
Por Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário