A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Roda de conversa aborda temas ligados à adolescência



Os estudantes do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais - GENTE André Urani, BE Rocinha, participaram, no dia 11 de abril, da atividade “Fala, Jovem!”,  realizada pela equipe do Programa Territórios da Paz–Rocinha.




O “Fala, Jovem!” é uma roda de conversa com adolescentes idealizada pela gestora social da comunidade da Rocinha, Simone Pitta. A ação tem como objetivo discutir temas da atualidade que se referem à adolescência, família, redes sociais, violência, lazer, favela entre outros temas. Esta discussão visa levantar demandas para a construção de um Centro de Referência da Juventude na Rocinha.


O “Fala, Jovem!” foi iniciado com uma apresentação individual dos presentes e, em seguida, Pricila Pires, assistente local do Programa Territórios da Paz, perguntou aos adolescentes quais as expectativas dos mesmos para o futuro. Além disso,  ocorreu uma troca de experiências sobre o uso das redes sociais, convívio familiar, violência e lazer. Experiências relacionadas às dificuldades de relacionamento com os pais, bullyng e preconceito são comuns a maioria dos adolescentes. Já as preferências musicais, lazer e perspectivas profissionais foram bem diversificados.

A realização desta atividade no GENTE André Urani foi proposta pelo Bairro Educador como uma alternativa de criar uma oportunidade de parte dos estudantes serem ouvidos e se sentirem participantes da construção de um equipamento público na comunidade onde vivem.

A roda de conversa foi mais uma oportunidade de diálogo com os estudantes da unidade  escolar, fortalecendo os vínculos e escutando as demandas por eles apresentadas.

 Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário